Esplanada (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esplanada
  Bairro do Brasil  
Localização
Zona Zona Sul
Administração
Bairros limítrofes

Esplanada é um bairro da zona sul da cidade brasileira de João Pessoa, na Paraíba.[1]

Limites geográficos[editar | editar código-fonte]

Limita-se ao norte com a BR-230, ao sul com o João Paulo II, a leste com o bairro do Cristo e a oeste com o conjunto Ernâni Sátiro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Foi construído em 1980 pela Companhia Estadual de Habitação Popular do Estado da Paraíba (CEHAP-PB) em duas etapas (Esplanada 1, em 1980 e Esplanada 2, em 1981). São casas estilo duplex, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O conjunto Esplanada foi destinado ao funcionalismo público, em sua grande maioria policiais militares. Constrúido durante o Governo de Tarcísio Burity (1979-1983).

O conjunto abrigou a lagoa (hoje aterrada) da qual nasceu o Rio Jaguaribe, rio que corta vários bairros da capital.[2] O bairro é pacato, de um povo simples e humilde, mas sobretudo hospitaleiro.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Escolas[editar | editar código-fonte]

Possui uma rede educacional que conta com 01 (uma) escola pública denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, situada a rua José Mangueira Saraiva S/N, e outras três particulares também de Ensino Fundamental.

Existe ainda uma creche (Calula Leite) localizada na rua Isaac Lopes Lordão. O bairro conta também com um prédio abrigando quatro unidades do PSF, duas do Esplanada, uma do Ernâni Sátiro e uma do Jardim Cepol, localizadas na rua Maurílio de Almeida na entrada do conjunto. O bairro conta com uma boa rede coletora de esgotos, todas as ruas são calçadas, e é bastante arborizado.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Seu comércio está baseado em mercadinhos e quitandas, sua maioria situados na principal rua do bairro (rua Lourenço César). O principal mercadinho do bairro era o União que fechou devido a problemas pessoas entre os donos. No local funciona uma padaria. Aqui vai uma tabela:

Posição Comércio
Mercadinho Ideal
Mercadinho L&A
Mercadinho Esplanada
R&R Verduras e Legumes
Depósito de bebidas 24 Horas
Depósito de Bebidas Kamikaze
Tia Beré lanchonete
Bar do Jurandir
10° Bar do Gerson
11° Bar do Galego

Problemas contemporâneos[editar | editar código-fonte]

Os principais problemas do bairro são as deficiências nos equipamentos de lazer, que são impróprios e/ou inadequados (falta de um campo de futebol) o qual deu lugar à construção de um condomínio residencial (em construção pela MRV (800 unidades); transporte público (uma única linha de ônibus em direção ao centro da cidade, o 102); o número de favelas circunvizinhas e a segurança insuficiente; problema do alagamento em várias ruas: Lourenço César (principal do bairro), Mário Neves do Nascimento, Jane Vieira e Ana Espínola Navarro.

Referências

  1. «Bairros de João Pessoa». Consultado em 19 de abril de 2012. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012 
  2. http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=1616

|}