Espondilodiscoartrose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Espondilodiscoartrose é uma doença degenerativa decorrente do envelhecimento normal das articulações afetando principalmente o corpo vertebral da coluna dorso-lombar.

Ela pode aparecer em porções específicas ou em toda a coluna. Pode haver estenose do canal medular e compressão da medula e/ou das raízes nervosas que derivam da medula espinhal. Pode haver abaulamento dos corpos discais (discos intervertebrais), o que acarreta uma diminuição de mobilidade da porção afetada, bem como desconforto crescente à medida que a condição progride. Membros servidos pelos nervos afetados podem sofrer parestesias, formigamentos e dor, que pode ser específica ou generalizada.

Orientações[editar | editar código-fonte]

É recomendado o banho de sol no começo ou no final do dia, pois é rico em vitamina E. Alimentar-se com alimentos ricos em cálcio (leite, iorgute, etc) é fundamental para a nutrição dos ossos. A vitamina E, que vem do sol, ajuda a fazer com que o cálcio penetre nos ossos, juntamente com o exercício (movimento) para que ocorra uma melhor fixação do cálcio com os ossos.

Ver também[editar | editar código-fonte]