Esporte Clube Cruzeiro (Alagoas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2011). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Cruzeiro
ECCruzeiroAL.png
Nome Esporte Clube Cruzeiro (Alagoas)
Mascote Urso
Fundação 7 de setembro de 1983 - Reativado em 2019
Estádio Coaracy da Mata
Capacidade 12.000 espectadores
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Esporte Clube Cruzeiro é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas. Seu uniforme é composto com as cores: azul (camisa e meias) e calção branco.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado nos anos 80[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1983 e seu nome foi dado em homenagem ao tradicional Cruzeiro de Minas Gerais. O clube passou então a ser conhecido como Cruzeiro Alagoano.

Em 1990 o clube conquistava seu primeiro título: o Torneio Início, ao bater o CSE de Palmeira dos Índios, por 1X1 e 3X1.

Em 1991 participou pela primeira vez da primeira divisão Campeonato Alagoano. Já no ano seguinte o clube chegava às semifinais do estadual. Essa grande campanha deu mais credibilidade a equipe, que tinha o melhor ataque da competição.

Em 1994 disputou a Copa do Nordeste. Na fase de grupos conseguiu bons resultados fora de casa e conseguiu se classificar para as quartas de final, onde acabou eliminado pelo CRB.

Em 1995 sofreu o rebaixamento à segunda divisão alagoana. Três anos mais tarde consegue o título da segunda divisão e retorna à elite.

Em seu primeiro ano após o retorno, o clube faz bela campanha no Campeonato Alagoano e chega à final da competição batendo o CRB nas semis. Na final, porém, perdeu o título para o CSA. Venceu o primeiro jogo em casa por 2X0, mas não aguentou a pressão e perdeu no Rei Pelé por 4X1.

Em 1996 o clube disputava pela última vez o Campeonato Alagoano ficando na 8ª. posição da classificação geral de 12 times - 4 rebaixados.

Em 1997 o Cruzeiro não Participou do Campeonato Alagoano e Foi Extinto.

Em 2019 após 22 anos o Esporte Clube Cruzeiro foi reativado, com o projeto de alcançar a elite e disputar os principais campeonatos nacional. O time disputará competições de base a partir de 2020 e em 2022 estará pronto para disputar competições profissionais. Junto a isso também foi decidido que o clube terá o Urso como mascote.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Alagoas Torneio Início: 1990.
  • Alagoas Campeonato Alagoano da Segunda Divisão: 1998

Campanhas de Destaque[editar | editar código-fonte]

  • Quartas de Final da Copa do Nordeste: 1994

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

No atual ranking da Confederação Brasileira de Futebol (ou CBF) o Cruzeiro de Alagoas não aparece por sua recente reativação.

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.