Esporte Clube Cruzeiro (São Gabriel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Esporte Clube Cruzeiro foi um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de São Gabriel, no Estado do Rio Grande do Sul.

ECCruzeiroSãoGabriel.png

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 31 de dezembro de 1951, a partir do clube amador Esporte Clube Manivela de São Gabriel [1]. Profissionalizado, o Cruzeiro passou a participar do Campeonato Gaúcho de Futebol, tendo sido terceiro colocado do campeonato por dois anos seguidos, em 1955 e 1956. Com isso, superou o feito do seu rival local, o Grêmio Esportivo Gabrielense, que havia conquistado a quarta colocação do Gauchão de 1954.

No final da década de 1950, o dinheiro começou a escassear. Após uma má campanha no Campeonato Gaúcho, o Cruzeiro fechou seu departamento de futebol em 1959, sendo logo seguido pelo rival Gabrielense. O Cruzeiro ainda voltou a disputar o campeonato em 1962, mas fechou novamente no ano seguinte. Em 1966, uma fusão dos dois antigos riviais resultou na criação do Esporte Clube Cruzeiro-Gabrielense, que durou até 1968 [2].

Referências

  1. Dados extraídos do artigo "Pequena história do futebol em São Gabriel", por Nilo Dias, publicado no jornal A Razão de Santa Maria, 06/02/1988.
  2. «Pequena história do futebol em São Gabriel». Consultado em 9 de janeiro de 2011 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.