Esporte Clube Olarias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olarias
Esporte Clube Olarias.png
Nome Esporte Clube Olarias
Alcunhas Rubro-Negro de Meriti
Fundação 3 de novembro de 1929 (88 anos)
Estádio Mário Medeiro
Capacidade 1.000
Presidente Jair de Paula
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Esporte Clube Olarias é uma agremiação esportiva de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 3 de novembro de 1929.

História[editar | editar código-fonte]

Tradicional clube de São João de Meriti, o Olarias já figurou entre os principais da Baixada Fluminense chegando a disputar o Campeonato Estadual Fluminense em 1944. Naquela oportunidade foi batido pelo campeão daquele ano, o Petropolitano FC em dois jogos de ida e volta. O primeiro realizado em 4 de fevereiro de 1945, terminou com vitória do Olarias por 5 a 4, quando jogou em casa. No segundo, realizado em 18 de fevereiro do mesmo ano, o Petropolitano venceu e eliminou o seu adversário produzindo o escore de 7x1.

O Rubro-Negro de São João de Meriti não acompanhou os seus correligionários da cidade, como Tomazinho FC e União Esportiva Coelho da Rocha, que se tornaram profissionais, preferindo continuar na disputa de torneios amadores e campeonatos promovidos pela liga do município.

Em 2009, falece o presidente Hélio Vítor, que comandava a agremiação há décadas, assumindo Jair de Paula, que promete revitalizá-la, já promovendo obras no estádio.

Em 2010, o ex-jogador Beleza insere o Olarias na disputa da categoria Sub-35 da Liga Independente de São João de Meriti, mas a equipe não passa da primeira fase da competição.

Possui praça esportiva própria, o Mário Medeiro, localizado no bairro de São Mateus.

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.