Esporte Clube Taubaté

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
E.C. Taubaté
Esporte Clube Taubaté.png
Nome Esporte Clube Taubaté
Alcunhas Burro da Central
Gigante do Vale
Alvi Azul
Torcedor/Adepto Taubateano
Mascote Burro
Fundação 1 de novembro de 1914 (100 anos)
Estádio Joaquinzão
Capacidade 9.600 lugares
Localização Bandeirataubate.png Taubaté, São Paulo SP,  Brasil
Presidente Brasil Hélio Marcondes
Treinador Ito Roque
Material esportivo Brasil Kanxa
Competição São Paulo Campeonato Paulista
São Paulo Copa Paulista
Divisão São Paulo Série A3
São Paulo A3 2015 Campeão
São Paulo A3 2014
São Paulo CP 2014
11º Colocado
22º Colocado
São Paulo A3 2013
São Paulo CP 2013
11º Colocado
19º Colocado
Website ectaubate.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Esporte Clube Taubaté é um clube brasileiro de futebol da cidade de Taubaté, localizada no interior do estado de São Paulo, fundado no dia 1 de novembro de 1914. Seu precursor, o "Club Sportivo Taubateense", fundado em 1904, foi o pioneiro na fundação e disseminação do futebol na região do Vale do Paraíba no início do século passado. O Burro da Central, como é conhecido, foi o primeiro clube do Vale do Paraíba a se profissionalizar, em 1947, e a ascender à elite do Campeonato Paulista, em 1955.

Disputou a Primeira Divisão estadual entre 1955 e 1962 e de 1980 a 1984. Disputou o Campeonato Paulista Série A3 no qual sagrou-se campeão em 2015 e eventualmente disputa a Copa Paulista de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

O início do futebol em Taubaté[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 3 de abril de 1904, o Velódromo Taubateano logo passou a ser o ponto de encontro dos esportistas nas tardes dos domingos.

Sua inauguração foi marcada por uma grande festa, contando com a presença da "Corporação Philarmonica Taubateense e Jacareyense", a Banda João do Carmo, membros da diretoria do Velódromo Taubateano e do Velo Clube de Jacarey e do Dr. Pereira de Mattos, redator do jornal O Povo de Caçapava.

Os festejos da inauguração se iniciaram às 15 horas, com uma série de provas. O ciclismo era o esporte que despertava maior interesse no Estado de São Paulo. Em Taubaté era raro o domingo em que não se realizavam provas ciclistas, sempre com participação de corredores da região e da cidade de São Paulo. Sérgio Areão, Mauricio de P. Natividade, Indiani e outros eram ciclistas famosos, sempre com participações de destaques em provas válidas pelo Campeonato Paulista. Os intervalos dos páreo das provas ciclistas eram preenchidos com apresentações da Orquestra Filarmônica de Taubaté.

Nessa época, os "ensaios" de foot-ball, começavam a surgir em nosso país. A idéia de se criar a primeira equipe de futebol ocorreu exatamente no dia 10 de Junho de 1904, quando os amantes do esporte, José Pedro de Oliveira, Jayme Tindal e Frederico Livrero, se reuniram no edifício da Associação Comercial com objetivo de estudar a melhor possibilidade de se fundar uma equipe de futebol na cidade. Nesse primeiro encontro decidiu-se que a equipe ganharia o nome de "Club Sportivo Taubateense".[1]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Uma reunião realizada no dia 25 de outubro de 1914 estabeleceu os detalhes para a fundação do Sport Club Taubaté. No dia 1 de novembro, a primeira Assembléia Geral, realizada na residência de Francisco de Paula Pereira Barbosa, reuniu 48 sócios e estabeleceu a fundação da agremiação. A partir daí, o clube adotava o azul e o branco como as suas cores. Na ocasião, o prefeito de Taubaté, Gastão da Câmara Leal, foi escolhido como primeiro presidente do clube.[1]

Primeiras conquistas[editar | editar código-fonte]

O Taubaté realizou a sua primeira partida no dia 25 de dezembro de 1914. O adversário foi a Associação Atlética das Palmeiras, tradicional clube paulistano, que derrotou o time taubateano por 6 x 1.[2] Com a sequência de jogos, o clube reforçou seu quadro principal e conseguiu importantes resultados em partidas amistosas.

Em 1919, o Taubaté disputou a primeira edição do Campeonato Paulista do Interior, promovida pela Associação Paulista de Esportes Atléticos. Na primeira fase, derrotou a Caçapavense, da cidade de Caçapava, por 9 x 1. Na fase semifinal, venceu por 3 x 1 o Brasil, de Santos. Na final, enfrentou o Comercial Futebol Clube, de Ribeirão Preto. O placar de 3 x 1 deu a jovem agremiação o seu primeiro título de expressão estadual. [3]

O clube taubateano seguiu sendo destaque nas disputas da competição promovida pela APEA. Porém, em 1927, a diretoria da agremiação decidiu pela filiação a LAF Liga de Amadores de Futebol, que também promoveu o Campeonato Paulista do Interior. Após passar pelas fases iniciais, decidiu o título com o Lemense e foi campeão, após vitória por 2 x 1. [4]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Mascote[editar | editar código-fonte]

Em 1954, o Esporte Clube Taubaté disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, e se classificado para a fase final. A primeira partida desta etapa foi contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, no campo do Bosque, em Taubaté.

O "Gigante do Vale", como o clube era conhecido naquela época, venceu o Comercial por 6 a 3. Porém, na ocasião, o atacante Alcino entrou em campo sem estar com a sua documentação regularizada junto a FPF (Federação Paulista de Futebol). Por este motivo, o Comercial pleiteou os pontos da derrota, sendo prontamente atendido pela entidade esportiva.

Com isto, uma charge no diário esportivo Gazeta Esportiva se referiu ao Taubaté com um desenho de um burro. O animal, que seria motivo de chacota pelas torcidas adversárias, foi carinhosamente adotada pela torcida taubateana.

A denominação "Burro da Central" já existiu desde 1955, ano em que se encerrou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1954. Não é verdadeira a informação de que o complemento do apelido "da Central" só surgiu em 1968, após a construção do Estádio Joaquim de Morais Filho. Desde o início, o apelido era "Burro da Central", pelo fato de passar por Taubaté a Estrada de Ferro Central do Brasil. Assim como já existiam a "Pantera da Mogiana" (Botafogo de Ribeirão Preto), o "Elefante da Noroeste" (C.A. Linense), também foi colocado no E.C.Taubaté, pelo jornalista Thomaz Mazzoni do jornal "A Gazeta Esportiva", o apelido de "Burro da Central".

Desta forma, os torcedores adotam o burro como mascote em camisas, bandeiras, adesivos e faixas.

Hino[editar | editar código-fonte]

A letra e a interpretação do hino do clube é de Santos Cursino e Augusto César Guará.

Hino do Esporte Clube Taubaté

"Nós somos a torcida alvi anil
O esporte é a nossa bandeira
Sentindo os chamados do Brasil
Estamos novamente na primeira

Nossa gente viril e capaz
De passar por todas as barreiras
O azul é o céu
O branco a paz
São as cores da nossa bandeira'

A nossa bandeira que a torcida conduz
Tem em seu emblema nosso espírito de luz
No nosso alvi-azul a ordem é lutar
E de norte a sul vai a garra mostrar"

Presidentes[editar | editar código-fonte]

O Esporte Clube Taubaté já teve, em sua história, 34 presidentes. Entre os presidentes mais importantes da história do clube, está Gastão da Câmara Leal, um dos fundadores da agremiação e primeiro prefeito da cidade de Taubaté, entre 1908 e 1915. Ele foi o responsável pela construção do primeiro campo de futebol do clube, o estádio da Praça Monsenhor Silva Barros. [5]

Outro presidente importante para a história do clube foi Joaquim de Morais Filho. Em sua primeira gestão, o Burro da Central disputou, pela primeira vez, a principal divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Também teve início em seu mandato a construção do estádio que recebe o seu nome e que foi inaugurado em 1968.

Abaixo, a relação dos presidentes do Taubaté:

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil Diego Zurlo
Brasil Ronaldo
Brasil Yuri
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Fandinho Z
Brasil Leonardo Z
Brasil Léo Z
Brasil Paganelli Z
Brasil Samir Z
Brasil Thiago Viana Z
Brasil Wilian Z
Brasil Marcelo Lanza LD
Brasil Marlon LD
Brasil Wellington LD
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Celsinho V
Brasil Jordy Guerreiro V
Brasil Júh V
Brasil Nildo V
Brasil Pepe V
Brasil Danillo M
Brasil Luís Guilherme M
Brasil Rodrigo Soares M
Atacantes
Jogador
Brasil Buiú
Brasil Élton Morelato
Brasil Gustavinho
Brasil Josué
Brasil Lelo
Brasil Ninão
Brasil Rafael Piauí
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Ito Roque T

Títulos[editar | editar código-fonte]

As principais conquistas do Taubaté foram as seguintes:

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 2 1954 e 1979
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série A3 2 2003 e 2015
São Paulo Campeonato Paulista do Interior de Futebol 3 1919, 1926 e 1942
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Sub-20 - 2ª Divisão 1 1985
Interestadual
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Rio de Janeiro Torneio Miguel Couto Filho 1 1956
Regionais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Torneio do Vale do Paraíba 1 1953
São Paulo Copa Vale do Paraíba 2 1986, 1987
Municipais
Competição Títulos Temporadas
Bandeirataubate.png Campeonato Amador da Primeira Divisão de Taubaté [6] 3 1951, 1959 e 1961

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Dragões Alvi-Azul
  • Comando 1914
  • Cocheira

Rivais[editar | editar código-fonte]

Os tradicionais rivais do Taubaté são as equipes profissionais das demais cidades do Vale do Paraíba, em particular o São José (contra quem o Burro faz o equilibrado Clássico do Vale) e a Esportiva de Guaratinguetá.

Os primeiros confrontos contra a equipe guaratinguetaense datam da década de 10 do século XX, o que fez com que o duelo fosse considerado o primeiro grande rival do Alvi Azul. A partir de 1964, quando o São José se profissionalizou, os confrontos se tornaram mais frequentes e ganharam a importância de ser o maior clássico da região do Vale do Paraíba Paulista.

Referências

  1. a b História do Futebol Taubateense.
  2. Voz do Vale. Pág. 2. 01-11-2014
  3. Voz do Vale. Pág. 3. 01-11-2014
  4. Voz do Vale. Pág. 3. 01-11-2014
  5. Há 74 anos falecia o 1º prefeito de Taubaté Almanaque Urupês (24-06-2014). Visitado em 12 de junho de 2015.
  6. Campeonato de Futebol Amador de Taubaté da Primeira Divisão - Campeões RSSSF Brasil (2003). Visitado em 12 de junho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]