Esquadrão Antibombas (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar de Minas Gerais é uma das equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais[1] e foi criado em 1992. É parte do BOPE-MG.[2]

É a equipe responsável por realizar intervenções em artefatos explosivos improvisados e convencionais em todo o território mineiro, além de elaborar relatórios técnicos, vistorias antibombas e assessoria a outros órgãos do Sistema de Defesa Social.

O Esquadrão Antibombas é comandado por um capitão, possui um tenente, na função de sub-comandante e quatro sargentos, à frente das equipes operacionais. Cada equipe é composta por três a quatro cabos.

Para ingressar no Esquadrão Antibombas o policial militar realiza um estágio, com duração de um ano, além de realizar cursos e estágios na área de bombas e explosivos. Os integrantes possuem cursos de Desativação de Artefatos Explosivos, com formação na Europa e vasta experiência em situações reais. Sua viatura é equipada com traje antibombas, raios X portátil, canhão disruptor, entre outros.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.