Estádio Bilino Polje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estádio Bilino Polje
Estádio Bilino Polje

Bilino Polje é o lar de futebol estádio de bósnia Premier League clube de futebol NK Čelik da cidade de Zenica na Bósnia e Herzegovina, e um dos dois estádios da equipa nacional de futebol da Bósnia e Herzegovina . Às vezes também é usado para a equipe nacional de rugby da Bósnia e Herzegovina .[1]

História[editar | editar código-fonte]

O estádio foi construído e inaugurado em 1972. Foi usado na primeira partida da Bósnia e Herzegovina, um amistoso disputado contra a Albânia em 1996, com o resultado final sendo uma vitória por 2 a 0 para a Albânia. O estádio é considerado uma "maldição" para as seleções estrangeiras, porque a seleção da Bósnia geralmente vence ou raramente perde seus jogos em casa no estádio Bilino Polje. Em um período que vai de 1995 a outubro de 2006, a Bósnia ficou invicta em casa em cerca de 15 jogos disputados no Zenica. A cidade de Zenica teve que esperar mais 4 anos (1996-2000) antes que a próxima partida da seleção nacional fosse disputada no estádio. Esta partida também foi um amistoso, desta vez contra a Macedônia do Norte, com o resultado final sendo uma vitória da equipe da casa por 1-0.

Bilino Polje foi construído dentro de um período de 6 e 8 meses e estava pronto para o NK Čelik receber seleções europeias na então Copa Mitropa . Naquela época, o NK Čelik recebeu a Fiorentina no estádio na final da Copa Mitropa e a conquistou naquele ano. Além disso, o NK Čelik também conquistou a Copa Mitropa no ano seguinte. Poucos anos depois da construção, o estádio foi agraciado com o prêmio de mais belo estádio da Iugoslávia . Bilino Polje tem uma forma retangular com dimensões de estilo britânico, em vez de uma forma oval, como o Estádio Koševo em Sarajevo, tornando-o um estádio um tanto incomum na Bósnia e Herzegovina.

Localização[editar | editar código-fonte]

O estádio está localizado na área urbana de Zenica e pode ser facilmente acessado e navegado de vários pontos da cidade. Também está bem conectado à renovação urbana em andamento da rede viária da cidade.

Estatísticas do estádio[editar | editar código-fonte]

ref1. </br> Jogos de futebol da seleção nacional de futebol da Iugoslávia até 1992:

Encontro Time da casa Resultado Time visitante Concorrência
17 de abril de 1974 ligação=|borda   Iugoslávia 0-1 ligação=|borda   União Soviética Amigáveis
27 de março de 1985 ligação=|borda   Iugoslávia 1–0 ligação=|borda   Luxemburgo Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1986

Jogos de futebol da seleção nacional de futebol da Bósnia e Herzegovina até o momento:

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]


Referências