Estádio Carlos Affini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos Affini
Estádio Carlos Affini
Nomes
Nome Estádio Municipal Carlos Affini
Antigos nomes Estádio Victor Labate (até 1969)
Estádio 12 de Março (de 1969-)
Características
Local Paraguaçu Paulista, SP, Brasil
Gramado Grama natural
Capacidade 15.000 pessoas[1]
Construção
Data 1955 a 1056
Inauguração
Data 11 de março de 1956 [2]
Partida inaugural Atlético Brasil Clube 2x1 Prudentina
Outras informações
Proprietário Prefeitura Municipal
Administrador Prefeitura Municipal
Mandante Esporte Clube Paraguaçuense

O Estádio Municipal Carlos Affini é um estádio de futebol localizado na cidade de Paraguaçu Paulista, no estado de São Paulo, pertence à prefeitura municipal e tem capacidade para 15.000 (anterior 17.102) pessoas[3]. É onde o Paraguaçuense, costuma mandar seus jogos.

História[editar | editar código-fonte]

O nome do estádio é em homenagem a Carlos Affini um dos primeiros grandes esportistas da cidade fundador do ABC (Atlético Brasil Clube), time amador mais famoso de Paraguaçu Paulista que conquistou vários títulos importantes na década de 50 e 60.

O estádio foi inaugurado em 11 de março de 1956 em uma partida realizada entre Atlético Brasil Clube (ABC) de Paraguaçu Paulista 2x1 Prudentina (Presidente Prudente) nas comemorações do aniversário de Paraguaçu Paulista que completava 31 anos de fundação. Aristide Rosa o "Tide" foi o autor do primeiro gol do estádio, e Feijão (in memorian) fez o segundo gol.

O time do ABC (Atlético Brasil Clube) formou assim para a inauguração: Dutra, Mendes e Pernica; Sérgio, Geraldo e Zé Moço; Tico (depois Sodinha e ainda Cidão); Feijão, Tião, Waldemar Vigorelli (Tide) e Tide (Tico) - técnico Carlos Affini. O árbitro desta partida foi Neno e a renda de atingiu a casa de Cr$ 13.010.00 (fontes: Jornal A Semana de 1956).

Quem construiu o estádio foi o prefeito da época Victor Labate, cujo nome do estádio chegou a levar seu nome, pois o mesmo comprou o terreno que era da Fundação Gammom de Esnsino e doou para construção. A seguir por questões políticas o estádio chegou a se chamar "12 de março" (data comemorativa do aniversário da cidade), e posteriormente em 1969, na gestão do prefeito Jayme Monteiro, o estádio passaria a se chamar definitivamente "Estádio Municipal Carlos Affini" em homenagem ao grande esportista fundador do famoso ABC (Atlético Brasil Clube) falecido em 9 de setembro de 1967 aos 67 anos.

Fontes de informações: Jornal A Semana repórter esportivo da época Edmundo Couto (falecido). Repórter atual Amarildo José Ramos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.