Estádio Doutor Hercílio Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2019). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gigantão das Avenidas
Estádio Doutor Hercílio Luz
[1]

Características
Local Itajaí, SC
Capacidade 6.010 espectadores[2]
Construção
Inauguração
Data 10 de setembro de 1921 (97 anos)
Partida inaugural Marcílio 1 x 0 Coritiba
Primeiro gol Aquiles
Outras informações
Proprietário Marcílio Dias
Mandante Marcílio Dias
Atlético Itajaí

O Estádio Doutor Hercílio Luz conhecido como Gigantão das Avenidas, é um estádio de futebol, está localizado na Avenida Sete de Setembro, na cidade de Itajaí, estado de Santa Catarina. Foi doado pelo governo estadual, pelo governador que teve seu nome imortalizado com o batismo do estádio: Hercílio Luz.

Em 1920 o terreno era cercado por 44 eucaliptos, que levavam os nomes dos fundadores e das primeiras diretorias. Os alambrados começaram a ser construídos no dia 12 de novembro de 1959. Na ocasião estiveram presentes no ato da colocação do primeiro poste cerca de 200 pessoas, que comemoraram com fogos de artifício. Na época, poucos estádios possuíam alambrado. A arquibancada social (coberta) foi construída em 1957, já a descoberta, carinhosamente chamada de 'Esquenta Galho', foi levantada em 1979. O sistema de iluminação só foi instalado em 1964. Os refletores foram inaugurados no dia 17 de junho, na partida entre Marcílio Dias e Coritiba, vencida pelo time da casa por 1 a 0, com gol de Aquiles, em uma noite muito fria, onde a neblina tomou conta de Itajaí. O sistema de iluminação foi considerado um dos maiores e mais bem instalados dos estádios do Sul do Brasil. Infelizmente no campeonato Catarinense de 2008, a Federação Catarinense de Futebol ordenou que fossem retirados os refletores do estádio, alegando que a estrutura das torres de iluminação não suportariam ventos fortes e poderiam ceder e cair.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.