Estádio Doutor Hermínio Ometto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hermínio Ometto
Estádio Hermínio Ometto
Estádio Dr. Hermínio Ometto.jpg

Hermínio Ometto em 2020.
Nomes
Nome Estádio Dr. Hermínio Ometto
Apelido Herminião
Características
Local Araras, São Paulo, Brasil
Gramado Grama natural (100 x 70,31 m[1])
Capacidade 16.096 pessoas [2]
22.000 pessoas[3]
Construção
Data 1985 a 1988
Inauguração
Data 18 de maio de 1988
Partida inaugural União São João 1 x 1 Botafogo-SP
Primeiro gol Celso Luiz (União São João)
Recordes
Público recorde 21.497 [4]
Data recorde 28 de maio de 1995
Partida com mais público União São João 1 x 1 Santos
Expandido 1991
Proprietário União São João EC
Administrador União São João EC
Mandante União São João EC

O Estádio Doutor Hermínio Ometto, também conhecido pelo nome de Herminião, foi inaugurado em 18 de maio de 1988. Está localizado na avenida Augusta Viola da Costa, 801 na zona leste da cidade de Araras. O estádio possui capacidade para acomodar 22.100 pessoas, embora segundo o CNEF da CBF considere 16.096 lugares confortavelmente.

Foi construído e é gerido pela diretoria do União São João e seu nome é uma homenagem ao fundador e ex-presidente do clube, o Doutor Hermínio Ometto.

História[editar | editar código-fonte]

Palco de muitas vitórias do União São João, o Estádio Hermínio Ometto também marcou a vida de muitos torcedores ararenses, momentos que hoje estão gravados em suas memórias.

O empresário Paulo Xavier contou a reportagem do Opinião a emoção de assistir aos jogos do Alviverde de Araras. “Eu não perdia uma partida sequer do União. Estava sempre presente no Hermínio Ometto e ficava triste quando não podia ir. O momento mais emocionante para mim foi presenciar a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, em 1996, garantindo o acesso do União à elite futebol nacional”, lembra. “É muito triste hoje não poder ir mais ao estádio para assistir a uma partida do União. Toda vez que passo em frente me vem um filme a cabeça e bate a tristeza. Espero um dia voltar ao Herminião para ver o clube que no passado nos trouxe muitas alegrias jogar novamente”, conclui Xavier, emocionado.

Já o jornalista Nilsinho Zanchetta relembra os momentos marcantes na história do Estádio Hermínio Ometto. “O União é tão grandioso, que mesmo antes de surgirem as modernas Arenas pelo Brasil, já existia o Estádio Hermínio Ometto. Moderno, amplo, charmoso, cheio de história e volta olímpica como no ano de 1996, quando o União conquistou o Brasileiro da Série B e o Paulista Sub-20 no mesmo dia, no histórico ano de 1996”, conta. “Mas história é que não falta, Celso Luiz que o diga, foi dele o primeiro gol no Herminião, no empate em 1 a 1 contra o Botafogo na inauguração em 1988”

Também foi no Herminio Ometto também que Rogério Ceni entrou para história marcando seu primeiro gol de falta da carreira, no dia 15 de fevereiro de 1997 no Campeonato Paulista, no goleiro Adinan.

União e Herminião dois gigantes que fizeram a cidade de Araras ser mais conhecida no Brasil e no mundo”, finalizou o jornalista.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Inauguração do estádio[editar | editar código-fonte]

18 de maio de 1988 União São João BandeiraAraras.jpg 1 – 1 Bandeira de Ribeirão Preto.svg Botafogo-SP

Celso Luis Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34' Galo Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54' Árbitro: Nilo Alexandre Mendes
União: Privatti; Valdemir, Miranda, Beto Médice e Rossi; Vanderlei, Humberto (Play) e Adauto; Celso Luis, Valdir Lins e Odair (Cássio). Técnico: Urubatão Calvo Nunes.

Inauguração dos refletores[editar | editar código-fonte]

12 de julho de 1991 União São João BandeiraAraras.jpg 1 – 0 Bandeira da cidade de São Paulo.svg Palmeiras

Glauco Gol marcado aos 10 minutos de jogo 10' Árbitro: Joaquim Carlos Caetano
União: Sílvio Roberto; Rossi, Fonseca, Henrique e Roberto Carlos; Lino, Odair, Glauco e César; Edson e Washington. Técnico: Palhinha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fonte: Templos do Futebol
  2. «CNEF da CBF» (PDF). Site Oficial da CBF. Consultado em 9 de março de 2012. Arquivado do original (PDF) em 8 de outubro de 2013 
  3. Fonte: Site oficial do União São João
  4. Fonte: McNish