Estádio Grito da República

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grito da Republica
Rio Doce

Peneira do Braga no Grito da República.
Nomes
Nome Grito da Republica
Apelido Estádio do Rio Doce
Características
Local Av. Cel. Frederico Lundgren, 1180 - Rio Doce
Olinda - PE, Brasil Brasil
Coordenadas 7° 57' 47.9" S 34° 50' 26.5" O
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 15 000 (jogos de futebol)
Construção
Data 2008 a 2017
Custo 11,9 milhões de reais
Inauguração
Data 28 de dezembro de 2016 (7 anos) — Parcial[1]

27 de fevereiro de 2022
(11 anos) — Completo

Partida inaugural Escolinha RS x Maria do Carmo
Competições Campeonato Pernambucano Sub-20
Proprietário Prefeitura Municipal de Olinda
Administrador Secretaria de Esportes de Olinda

O Grito da República, conhecido popularmente como Estádio do Rio Doce, é um estádio de futebol multiuso brasileiro, localizado na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. Tendo seu inicio de construção em 2008, sua construção previa-se uma capacidade para cerca de 10.700 pessoas. O projeto em parceria com o Ministério da Cidadania, teve um investimento na ordem de R$ 7 milhões. O espaço possui campo oficial, vestiários, cabines para a imprensa, vagas de estacionamento, duas quadras poliesportivas, playground, brinquedos, seis torres de iluminação, pista de cooper, restaurante e outras áreas de lazer.

Foi inaugurado parcialmente em 2016,[1][2] o estádio foi palco para algumas modalidades esportivas como: Campeonato Pernambucano de Futebol Americano, Torneio de Futebol Amigos Solidários e outros eventos menores.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O inicio das obras de construção do estádio aconteceu em 2008, com um investimento de 7 milhões de reais e tinha o intuito de que toda a estrutura estivesse pronta antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e servisse de centro de treinamento para as seleções participantes do torneio e da Copa das Confederações FIFA. Com prazo de termino para 2012, o estádio também seria a nova casa do Olinda Futebol Clube, que mandava seus jogos no estádio municipal Eugênio Araújo (Olindão), que tem capacidade de 4 mil espectadores.

A obra, foi um projeto unificado entre a prefeitura, secretaria de obras e governo estadual. O estádio, deveria se adequar aos padrões criados pela FIFA, para poder ser apito de se tornar um CTS (Centro de Treinamento para Seleções).


Primeiras dificuldades e Inauguração parcial[editar | editar código-fonte]

Em um vídeo institucional, em 11 de abril de 2014, o prefeito Renildo Calheiros estipulava para o Natal a inauguração do estádio Grito da República, em Olinda. Àquela altura, o prazo já estava esticado em dois anos. Devido a esse atraso, o estádio acabou fincando de fora, de ser utilizado por alguma seleção na copa, como um CTS.[3]

Em 2016, o estádio foi inaugurado parcialmente com a entrega do gramado, vestiários, arquibancadas e o parque. As demais estruturas teve previsão de entrega para 2017, tendo a construção agora setorizada em três etapas e com as duas primeiras, finalizadas.

Nova reforma, homologação e novo prazo[editar | editar código-fonte]

Em 2020, o Grito da Republica passou por requalificação do seu novo sistema elétrico.[4] Com custo total de 1,2 milhões de reais, o estádio teve implantação das instalações elétricas; fornecimento e instalação de postes e luminárias/projetores da praça de apoio, campo, acessos Sul e Norte; instalação de quadro de distribuição; fornecimento e instalação de subestação aérea. O valor investido é de um convênio assinado pela Prefeitura de Olinda com o Governo Federal e só pode ser empregado para esta finalidade.

Com o intuito de homologar o estádio para jogos do Campeonato Pernambucano,[5] o Grito da Republica passa por mais uma etapa de construção. Desta vez, para atender às solicitações dos órgãos competentes e posterior homologação da Federação Pernambucana de Futebol. Com isso, ele estará liberado para receber jogos do Campeonato Pernambucano 2022. No projeto de requalificação está a proteção das arquibancadas, evacuação do público, acesso de ambulância, cabines de imprensa e iluminação.

O prazo para entrega é de 30 dias e o investimento é de R$ 300 mil, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Augusto Coutinho. O encontro que definiu a possibilidade de uso do equipamento no Estadual foi realizado no último dia 6, num encontro que reuniu o vice-prefeito, Márcio Botelho; os assessores especiais da Prefeitura, Chiquinho e Evandro Avelar; além da secretária de Obras, Pollyana Monteiro, junto com o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Referências

  1. a b «Grito da República, em Rio Doce, será inaugurado com quatro anos de atraso e inacabado». Publicado por Diego Borges, no site Futebol Nacional. 24 de dezembro de 2016. Consultado em 23 de maio de 2022 
  2. «Estádio Grito da República é inaugurado, mas está incompleto». Publicado por Mário Fontes, em Folha de Pernambuco. 29 de dezembro de 2016. Consultado em 23 de maio de 2022 
  3. «Grito da República, em Olinda, torna-se o estádio mais demorado de Pernambuco». Publicado por Cassio Zirpoli. 22 de dezembro de 2016 
  4. «Estádio Grito da República terá novo sistema elétrico». Publicado na Folha de Pernambuco. 20 de setembro de 2020 
  5. «Homologação do Grito da República para jogos do Campeonato Pernambucano é pauta de reunião». Publicado no site oficial da Prefeitura de Olinda