Estádio Monumental David Arellano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Estádio Monumental David Arellano
Estadio Monumental 2009.jpg
Estádio Monumental David Arellano em 2009.
Nomes
Nome Estádio Monumental David Arellano
Apelido Estádio Monumental

Monumental de Colo-Colo

Características
Local Chile Macul, Santiago, Chile
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 47.017 espectadores
Construção
Data 1957 a 1974
Inauguração
Data 20 de abril de 1975
30 de setembro de 1989 (reinauguração)
Proprietário Colo-Colo
Arquiteto Mario Recordón
Mandante Colo-Colo

O Estádio Monumental David Arellano, conhecido popularmente como Monumental de Colo-Colo é um estádio de futebol localizado em Santiago do Chile. Tem capacidade para 47.000 torcedores, e pertence a equipe de futebol Colo-Colo.

Foi projetado para ser um dos estádios da Copa do Mundo de 1962, mas devido a um terremoto em 1960, optou-se por utilizar os estádio já concluídos.

Inaugurado em 20 de abril de 1975, porém, devido a falta de estrutura, o clube abandonou seu estádio e passou a mandar seus jogos no Estádio Nacional de Chile.

Em 30 de setembro de 1989, o estádio é reinaugurado num jogo do Colo-Colo contra o Peñarol do Uruguai, com vitória chilena por 2 a 1. Em 1991, foi inaugurado o Sistema de Iluminação, no mesmo ano em que o clube se sagraria campeão da Copa Libertadores da América em casa, sobre o Olimpia do Paraguai.

Umas das característica desse estádio é que o campo está localizado abaixo do nível da rua, além da proximidade da arquibancada, tornando-o um caldeirão nos jogos principais.

O nome do estádio é uma homenagem a David Arellano, fundador do Colo-Colo, primeiro capitão do time, primeiro ídolo e que teve uma morte trágica.