Estádio Nacional de Timor-Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estádio Nacional de Timor-Leste


Nome Estádio Nacional de Timor-Leste
Características
Local Dili, Timor-Leste
Gramado Grama sintética
Capacidade 5.000
Construção
Data 1980
Recordes
Público recorde 9.000
Data recorde 12 de março de 2015
Partida com mais público Timor-Leste x Mongólia
Outras informações
Remodelado 2011
Expandido 2012
Proprietário FFTL

O Estádio Nacional de Timor-Leste (também conhecido como Estádio Municipal de Díli) é um estádio multi-uso em Díli, capital do Timor-Leste.

É utilizado principalmente para jogos de futebol, possuindo capacidade para 5.000 pessoas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 2002, o estádio de Dili hospedou os cantores Kylie Minogue e John Farnham como uma recompensa para os australianos que estavam servindo na assistência para a independência do país. Em 2005, o estádio também recebeu o mundialmente famoso jogador de futebol português Cristiano Ronaldo. Até recentemente, o estádio tem sido um gigante adormecido em Díli e no ano 2006, milhares de timorenses foram alojados lá em decorrência da violência nas ruas da capital.

Um torneio realizado entre jogadores nacionais timorenses, uma equipe da Polícia das Nações Unidas e as equipes combinadas da Austrália e Nova Zelândia foi realizado em maio de 2007. Jogar futebol em Timor Leste é difícil porque as temperaturas podem chegar a 40 graus Celsius e o campo do estádio é bastante duro, com o gramado ruim e com bastante falhas.

Em 2010, foi realizado no estádio o torneio Taça Mar de Timor[1]. O estádio foi renovado em 2011, incluindo melhoras no campo e nos assentos. O Estádio de Dili é hoje casa para as finais da Super Liga Timorense[2].

Copa do Mundo[editar | editar código-fonte]

Em 12 de março de 2015, o estádio recebeu sua primeira partida internacional, entre a seleção de Timor-Leste e a Mongólia[3], em disputa válida pela primeira fase das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

No entanto, após isto, o estádio voltou a passar por reformas, para se adequar às exigências da FIFA. O trabalho deveria ter demorado um ano no máximo, mas acabou por decorrer muito lentamente, impossibilitando o seu uso pela seleção timorense nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022, na partida contra a seleção da Malásia, em junho de 2019[4].

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências