Estádio Municipal Parque do Sabiá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Parque do Sabiá)
 Nota: Se procura o estádio no Rio de Janeiro, outrora também chamado João Havelange, veja Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro).
Parque do Sabiá
Sisbrace: [1]

Vista interna do estádio em 2015
Nomes
Nome Estádio Municipal Parque do Sabiá
Apelido Parque do Sabiá
Antigos nomes Estádio Municipal João Havelange
Características
Local Uberlândia, MG, Brasil
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 53.350 espectadores[2]
Construção
Data 1982
Custo Cr$ 843.000.000,00
Inauguração
Data 27 de maio de 1982
Partida inaugural Brasil 7x0 Irlanda
Primeiro gol Falcão
Recordes
Público recorde 72.733 pessoas
Data recorde 27 de maio de 1982
Partida com mais público Brasil 7x0 Irlanda
Proprietário Prefeitura Municipal de Uberlândia
Administrador Secretaria Municipal de Esportes
Arquiteto Norberto Carlos Nunes de Paula

O Estádio Municipal Parque do Sabiá, que por muitos anos levou o nome de Estádio Municipal João Havelange, é um estádio multiuso localizado na Zona Leste da cidade de Uberlândia. O estádio está localizado no Complexo Municipal Virgílio Galassi, juntamente com o Parque do Sabiá e a Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho). O estádio foi inaugurado no dia 27 de maio de 1982, pelo prefeito de Uberlândia Virgílio Galassi, com um amistoso entre a Seleção Brasileira e a Irlanda, jogo vencido pelos brasileiros pelo placar de 7 a 0 com a presença do Pelé, do presidente Figueiredo e do presidente da FIFA João Havelange nas tribunas do estádio. O primeiro gol foi marcado por Paulo Roberto Falcão.

Segundo o Cadastro Nacional de Estádio de Futebol a capacidade do estádio é de 56.450 pessoas, sendo permitida a entrada pelo corpo de bombeiros de 53.350. O estádio é o segundo maior estádio do estado de Minas Gerais, o oitavo maior do Brasil, o 93° do mundo e o maior do interior do Brasil.[2][3]

É de propriedade da Prefeitura de Uberlândia e tem o Uberlândia Esporte Clube, o Clube Atlético Portal, a Associação Desportiva Unitri e é a casa do Coimbra Esporte Clube no ano de 2015 também. O nome de João Havelange, foi uma homenagem a um dos ex-presidente da FIFA, porém as questões de corrupção envolvendo a entidade do futebol, provocou pedidos de mudanças do nome do estádio. Em 2015 a Câmara de Vereadores do município mineiro decidiu a mudança de nome para Estádio Municipal Parque do Sabiá, a publicação da lei aconteceu em 20 de julho de 2015, promulgada pelo presidente da Câmara conforme consta no "O Legislativo" edição 1850 de 20 de julho de 2015, página 02/02.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Os estádios de futebol viveram seu auge durante o Regime Militar, com a construção do Mineirão, Morenão (Campo Grande), Verdão (Cuiabá), Albertão (Teresina), entre vários outros espalhados pelo Brasil. Com isso os uberlandenses tinham o sonho de ter um estádio, pois durante o auge do Uberlândia Esporte Clube o antigo Estádio Juca Ribeiro já era considerado pequeno e defasado em relação aos times de Belo Horizonte. Com a construção do Uberabão e a rivalidade entre ambas as cidades se tornou necessária a construção de um estádio em Uberlândia. Na década de 70 ainda sob a ditadura militar o prefeito Virgílio Galassi pertencente a ARENA, ditava o desenvolvimento do município de Uberlândia. Com o surgimento da Universidade Federal de Uberlândia no bairro Santa Mônica, o então dono das terras Segismundo Pereira fez uma doação de suas propriedades para a prefeitura.

Anos depois sob o fim do mandato de Renato de Freitas também pertencente a ARENA e o início do novo mandato de Virgílio Galassi foi iniciado um projeto que contemplava uma reserva florestal, um zoológico, um estádio, um parque infantil na zona leste da cidade, o Complexo do Parque do Sabiá. Com a venda dos terrenos doados por Segismundo Pereira, foi iniciado a construção do Parque do Sabiá na data de 07/07/1977.

Construção[editar | editar código-fonte]

A FUTEL foi criada pela Lei nº 2.759, de 27 de março de 1978. O seu primeiro estatuto foi aprovado a 03 de maio daquele mesmo ano, recebendo o número 1.525. Paulo Ferolla da Silva, Bádue Morum Bernardino e Cícero Alves Diniz foram os seus primeiros diretores, os responsáveis pela criação tanto do estádio quanto da área de lazer, que é o Parque do Sabiá. Além dos lotes, houve outras doações por parte de empresas, disponibilizando dinheiro ou outras formas de ajuda. O custo final da obra foi de 843 milhões de cruzeiros, dos quais o município investiu 400. Sua execução coube à Construtora Lourival Parente, em parceria com a uberlandense CCO – Construtora Centro Oeste. A FUTEL tinha o seu representante na equipe técnica, o engenheiro Norberto Carlos Nunes de Paula. A obra foi iniciada no dia 11 de outubro de 1978 e o estádio inaugurado a 27 de maio de 1982.

Durante a construção do estádio, diversas contestações surgiram, como o possível desvio de verba pública, como superfaturamento além da possibilidade do estádio se tornar um elefante branco devido ao tamanho do estádio que suportava um terço da população da cidade.[4]

O estádio foi inaugurado em 27 de maio de 1982, como Parque do Sabiá, em uma partida amistosa realizada entre as seleções brasileira e irlandesa. A seleção brasileira venceu por 7 a 0. O primeiro gol do estádio foi do brasileiro Falcão.[5]

Era Parque do Sabiá[editar | editar código-fonte]

Fachada do estádio em 2005.

Depois da construção do estádio e sua inauguração, a cidade de Uberlândia tinha um palco do futebol extremamente grandioso. Durante a década de 80 o estádio recebeu diversos jogos do Uberlândia nos campeonatos nacionais da Série A e B, sendo inclusive palco da final da Série B de 1984 onde o Uberlândia venceu o Remo por 1x0 e depois sagrou-se campeão em Belém. Na década de 80 a cidade ainda recebeu grandes jogos como: Uberlândia 0x0 Guarani (1984), Uberlândia 0x0 Vasco da Gama-RJ (1984), Uberlândia 4x0 Santos (1982) entre vários outros jogos. A seleção brasileira ainda teve outras três participações no estádio na década de 80, com Brasil 0x0 Paraguai (1983) pela Copa América de 1983[6] e Brasil 2x1 Chile (1987).

A década de 90 marcou alguns jogos do Uberlândia na terceira divisão nacional bem como a disputa de torneio internacionais no estádio. O estádio foi palco de grandes jogos entre o Uberlândia e os times da capital Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG pelos campeonatos mineiros nessa década, bem como palco de diversos clássicos com os times do Triângulo Mineiro. No ano de 1995, o estádio foi palco do Sul-Americano Feminino de 1995 que deu vagas para o Mundial Feminino de 1995. Na década de 90 o estádio ainda recebeu um amistoso do Brasil contra a Bulgária, vencida pelos mandantes no placar de 3 a 0 em 1991.

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

Na década de 2000 o estádio recebeu diversos jogos de várias séries do Campeonato Brasileiro bem como Copa do Brasil. Entre as partidas estão um jogo do Flamengo em 2007 devido o Pan do Rio. Recebeu partidas da Série C no início da década, bem como o jogo entre Uberlândia 0x3 Juventude pela Copa do Brasil de 2004.

Visão interna do estádio, em 2005.

O estádio foi palco do acesso do UEC à primeira divisão estadual em 2008, em um jogo emocionante com grande público diante a União Luziense. Foi palco de jogos contra os grandes da capital na elite estadual de 2009 e 2010, bem como recebeu jogos do Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG pelo Brasileirão devido ao fechamento do Mineirão para a Copa de 2014, bem como a reconstrução do Independência ainda inacabada.[5][7]

Entre 25 de agosto e 8 de setembro, a equipe realizou três partidas no estádio, contra as equipe de Corinthians, Flamengo e Internacional, vencendo todas elas pelo placar de 1 a 0.[8] Pela vigésima nona rodada diante o Fluminense a equipe mineira venceu a quarta partida disputada no estádio, novamente pelo placar de 1 a 0, assumindo a primeira colocação do campeonato.[9]

Ainda houve jogos diante o Atlético-MG (3x4),[10][11] São Paulo (0x2).[12]

Ainda em 2010, no dia 13 de novembro, o estádio foi palco do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro da Série C entre Ituiutaba (atual Boa Esporte) e ABC.[13]

Outro fato importante do estádio nessa década, foi que em 2009 o estádio passou por obras de revitalização, com pinturas, reformas, numeração da arquibancada, instalação de câmeras de segurança e elevador para deficiente físico.

História recente[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos alguns jogos foram realizados na cidade com as equipes de Cruzeiro e América-MG como mandantes, dentre alguns jogos do Cruzeiro estão as partidas contra Avaí e Ceará. Alguns jogos do América-MG são as partidas diante o Corinthians e o Santos.

Amistoso entre Uberlândia e São Paulo em 2015.

Em 20/07/2015, o projeto de lei dos vereadores Norberto Nunes, David Thomaz e Wilson Pinheiro, da cidade de Uberlândia foi promulgado pelo presidente da Câmara, aprovando a mudança do nome de Estádio Municipal João Havelange para Estádio Municipal Parque do Sabiá.[14] O estádio, inaugurado no dia 27 de maio de 1982, com o amistoso entre Brasil x Irlanda do Norte (7 a 0 para os brasileiros), recebeu o nome de João Havelange, ex-presidente da CBF e da Fifa, exatamente como forma de sensibilizar e convencer a direção da CBF a marcar tal amistoso. Na última década, em decorrência dos recentes escândalos envolvendo João Havelange a mudança do nome veio a tema entre os vereadores da casa legislativa, sendo finalmente aprovada no primeiro semestre de 2015, sendo posteriormente aprovada pelo poder Executivo.

Partidas realizadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Classificação de estádios de futebol (Sisbrace)». Ministério dos Esportes. 25 de fevereiro de 2017 
  2. a b [1] Arquivado em 2013-06-28 na Archive.today Federação Mineira de Futebol
  3. «CNEF CADASTRO NACIONAL DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL» (PDF). CBF Brasil. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 19 de setembro de 2016 
  4. [http://www.canaluec.com.br/noticias/o-estadio-parque-do-sabia-e-sua-historia/3079/}
  5. a b SAECHETA, José. Parque do Sabiá e Ipatingão serão redutos cruzeirenses na reforma do Mineirão iG Esporte
  6. «Brasil x Paraguai». Futpédia. 20 de outubro de 1983. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  7. Cruzeiro define Parque do Sabiá e Ipatingão como sua casa no Brasileiro Globoesporte.com
  8. Cruzeiro completa 5 jogos sem derrota e vence 3ª em 3 jogos em Uberlândia UOL Esporte
  9. Cruzeiro sofre, mas vence o Flu, e assume a liderança do Brasileirão UOL Esporte
  10. Sem Mineirão, clássico será pela 1ª vez em Uberlândia e a 8ª fora de BH UOL Esporte
  11. Com 3 gols de Obina, Atlético vence, tira Cruzeiro do 1º lugar e sai do Z4 UOL Esporte
  12. São Paulo vence, mantém chance de Libertadores e impede Cruzeiro de liderar UOL Esporte
  13. Reunião em Uberlândia define últimos detalhes da partida entre Ituiutaba e ABC Megaminas.com
  14. Redação (16 de junho de 2015). «Vereadores aprovam mudança do nome do Estádio João Havelange». Correio de Uberlândia. Consultado em 17 de junho de 2015 
  15. «Boletim Financeiro». FMF. 25 de janeiro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  16. «Boletim Financeiro». FMF. 21 de fevereiro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  17. «Boletim Financeiro». FMF. 25 de fevereiro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  18. «Boletim Financeiro». FMF. 28 de fevereiro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  19. «Boletim Financeiro». FMF. 4 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  20. «Boletim Financeiro». FMF. 7 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  21. «Boletim Financeiro». FMF. 11 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  22. «Boletim Financeiro». FMF. 14 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  23. «Boletim Financeiro». FMF. 18 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  24. «Boletim Financeiro». FMF. 21 de março de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  25. «Boletim Financeiro». FMF. 4 de abril de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  26. «Boletim Financeiro». FMF. 11 de abril de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  27. «Boletim Financeiro». FMF. 25 de abril de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  28. «Boletim Financeiro». FMF. 9 de maio de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  29. «Boletim Financeiro». FMF. 30 de maio de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  30. «Boletim Financeiro». FMF. 1 de agosto de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  31. «Boletim Financeiro». FMF. 8 de agosto de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  32. «Boletim Financeiro». FMF. 2 de setembro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  33. «Boletim Financeiro». FMF. 13 de setembro de 2015. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  34. «Uberlândia Esporte é derrotado pelo Comercial-SP no primeiro teste do ano». GloboEsporte.com. 9 de janeiro de 2016. Consultado em 1 de fevereiro de 2016 
  35. «UEC perde terceiro amistoso e torcida protesta em frente ao Parque do Sabiá». GloboEsporte.com. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 1 de fevereiro de 2016 
  36. «Borderô oficial» (PDF). FMF. 3 de fevereiro de 2016. Consultado em 3 de fevereiro de 2016 
  37. «Em jogo-treino, Atlético Uberlândia vence Batatais no Parque do Sabiá». Correio de Uberlândia. 4 de fevereiro de 2016. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 
  38. «Atlético Uberlândia goleia Aurora». Futebol Uberlândia. 6 de fevereiro de 2016. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 
  39. «Borderô Oficial». FMF. 18 de fevereiro de 2016. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 
  40. «Uberlândia Esporte vence a 3ª consecutiva e se mantém no G4 do Mineiro». Correio de Uberlândia. 21 de fevereiro de 2016. Consultado em 22 de fevereiro de 2016 
  41. «Boletim Financeiro». FMF. 26 de fevereiro de 2016. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  42. «Boletim Financeiro». FMF. 29 de fevereiro de 2016. Consultado em 4 de março de 2016 
  43. «Boletim Financeiro». FMF. 3 de março de 2016. Consultado em 4 de março de 2016 
  44. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  45. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  46. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  47. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  48. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  49. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  50. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  51. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  52. «Boletim Financeiro». FMF. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  53. «Seleção de Telê inaugura Parque do Sabiá na despedia para Copa de 1982». GloboEsporte.com. 17 de junho de 2014. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  54. Antônio Carlos Napoleão. «Brasil 0x0 Paraguai». Seleção Brasileira: 1914-2006. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  55. Antônio Carlos Napoleão. «Brasil 2x1 Chile». Seleção Brasileira: 1914-2006. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  56. Antônio Carlos Napoleão. «Brasil 3x0 Bulgária». Seleção Brasileira: 1914-2006. Consultado em 24 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estádio Municipal Parque do Sabiá

Precedido por
Willie Davids
Maringá
Copa América Feminina
Final

1995
Sucedido por
Estádio Mundialista
Mar del Plata
Precedido por
Rei Pelé
Maceió
Taça de Prata
Final (1º jogo)

Taça de Prata 1984
Sucedido por
Mangueirão
Belém