Estádio do Junco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Plácido Aderaldo Castelo (Junco)
Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo
Junco sobral.jpg

Nomes
Nome Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo
Apelido Junco
Características
Local Bandeira sobral.PNG Sobral, Bandeira do Ceará.svg Ceará
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 10.000 pessoas[1]
Construção
Data 8 de junho de 1969
Inauguração
Data 1970
Partida inaugural Guarany de Sobral x América de Fortaleza
Recordes
Público recorde 23.000 pessoas
Partida com mais público Guarany de Sobral x Cruzeiro/MG
Outras informações
Remodelado 1999 e 2011
Proprietário Prefeitura Municipal de Sobral
Administrador Prefeitura Municipal de Sobral
Mandante Guarany de Sobral

O Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo, conhecido como Estádio do Junco ou Juncão, é um estádio de futebol localizado na cidade de Sobral, no estado do Ceará.

Estádio do Junco em partida válida pelo Campeonato Cearense.

Sua capacidade é de 10.000 pessoas. Foi inaugurado em 1969 na gestão do então prefeito Jerônimo Medeiros Prado que atribuiu ao estádio o nome de um ex-governador do estado, Plácido Aderaldo Castelo. A partida inaugural aconteceu entre Guarany de Sobral e América, da cidade de Fortaleza.

A iluminação do estádio foi inaugurada poucos anos depois, ordenado pelo presidente da associação esportes de Sobral:Lewan Albuquerque Lustosa. E na gestão do prefeito José Parente Prado, entre 1973 e 1977. Em 1999, na gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, recebeu sua, até então, maior reforma. Neste ano o estádio do Junco ganhou o primeiro carro-maca do estado do Ceará e uma placa eletrônica de substituição, uma das primeiras do estado, além de ter todo o seu gramado trocado.

No ano de 2000 o estádio sedia a primeira final de Campeonato Cearense fora da capital, a partida foi um Clássico-Rei, com o Fortaleza se sagrando o campeão estadual de 2000.

Em 2011 o Juncão passou a ser um dos estádios mais modernos do estado, recebendo cadeiras e um placar eletrônico do estádio Castelão, em Fortaleza, que entrou em reforma visando à Copa do Mundo de 2014. Além destes aparelhos, também vieram do Castelão catracas eletrônicas. Também foram construídos um vestiário para arbitragem feminina e sala de imprensa. Já o vestiário da arbitragem recebeu climatização.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.