Estádio Wolney Braune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Volney Braune)
Andaraí
Estádio Wolney Braune
Nomes
Nome Estádio Wolney Braune
Apelido Andaraí
Antigos nomes Rua Serzedelo, Rua Bar. de S. Francisco
Características
Local Rio de Janeiro, Brasil
Capacidade 5.000 espectadores
Construção
Data 1967
Partida inaugural America 1 x 1 Fluminense (juvenis)
Demolido 1996
Proprietário America

Wolney Braune foi um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Ficava situado na Rua Barão de São Francisco, na esquina com a Rua Teodoro da Silva, no bairro carioca do Andaraí, e tinha capacidade para aproximadamente 5.000 pessoas. O campo pertencia ao Andarahy Athletico Club até ser adquirido em 1961 pelo America Football Club, que lá construiu um estádio.

No dia 19 de abril de 1967 o America inaugurou o seu novo estádio, nomeado Wolney Braune, em uma partida de juvenis contra o Fluminense, que terminou empatada por 1 a 1, com o primeiro gol sendo marcado por João Francisco aos 37' do primeiro tempo, de falta, para o Flu, com Antônio Carlos empatando a partida para o America aos 14' da etapa final, também em cobrança de falta.[1]

O estádio foi reinaugurado após melhorias que incluíram sua ampliação, no dia 20 de janeiro de 1977, em um jogo amistoso contra o Palmeiras. A partida não terminou, já que após as expulsões de Vasconcelos, Jorge Mendonça e Toninho, os atletas Rosemiro e Samuel alegaram contusões e o Palmeiras ficou sem condições legais para prosseguir.

O resultado final foi a vitória do America por 1 a 0, através de pênalti convertido por Bráulio, em partida assistida por 4.129 pagantes, mais cerca de 1.500 pessoas que assistiram a partida do alto do morro de Santo Antônio, localizado ao lado de uma das arquibancadas.[2] [3]

Durante muitos anos a GRES Unidos de Vila Isabel, tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, utilizou o local para a realização de seus ensaios.

Em 1993, o terreno foi vendido por US$13 milhões. No lugar foi erguido o antigo Shopping Iguatemi, hoje Boulevard Rio Shopping, inaugurado em 29 de setembro de 1996. Em troca, a construtora do empreendimento ergueu um estádio na Baixada Fluminense para o clube.

Referências

  1. Jornal do Brasil, 20 de abril de 1967, página 18.
  2. Site Terceiro Tempo.
  3. Jornal do Brasil, 21 de janeiro de 1977, página 25.