Estádio de futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Allianz Arena, um estádio diferente.

Estádio de futebol é a edificação esportiva que abriga partidas de futebol, e, ocasionalmente, eventos culturais. Na era moderna, os estádios estão sendo criados para o conforto de seus torcedores e não como antigamente, quando os estádios eram criados para abrigar as maiores quantidades de espectadores.

A maioria dos estádios de futebol são propriedade dos clubes de futebol, mas existem também estádios construídos apenas para as seleções.

História[editar | editar código-fonte]

O Estádio May Day, da Coreia do Norte.

Um dos primeiros estádios de futebol foram inaugurados ainda antes do século XX. Um dos mais conhecidos é o Stamford Bridge, localizado em Londres e inaugurado a 28 de abril de 1877, e que ainda hoje é usado pelo Chelsea FC.

O Antigo Estádio da Luz, inaugurado em 1 de dezembro de 1954 e demolido em 2003, foi o maior estádio da Europa e um dos maiores do mundo, inicialmente com uma capacidade de 40 mil lugares, depois atingindo uma capacidade recorde de 120 mil lugares em 1985. Era propriedade do SL Benfica, tendo lhe custado cerca de 12 milhões de escudos e tendo sofrido vários rebaixamentos e melhoramentos. Foi substituído pelo novo Estádio da Luz após a demolição.

No ano de 1989, é inaugurado o que é ser o atual maior estádio do mundo, o Estádio Rungrado May Day, na Coreia do Norte, com uma capacidade de 150 mil espetadores. Apesar da sua grandeza, é pouco utilizada para eventos desportivos e jogos de futebol, mas sim para festas, espetáculos e eventos culturais.

A 30 de maio de 2005, é inaugurado o Allianz Arena, com uma capacidade 75 mil espetadores. É propriedade do Bayern de Munique e do Munique 1860. Esse e o Mineirão (Estadio Governador Magalhães Pinto) são os unicos estádios no mundo que podem mudar de cor conforme a equipa que joga no estádio – vermelho para o Bayern de Munique, azul para o Munique 1860, e branco para a seleção nacional. Foi a partir de inícios do século XXI que os estádios começaram a ser criados para satisfazer os espetadores, sendo agora mais modernos e mais cómodos do que os antigos.

Atualmente, o Estádio da Luz, localizado em Lisboa e propriedade do Benfica, é o maior estádio português, e o Maracanã é o maior estádio brasileiro, inaugurado em 1950 e com uma capacidade de cerca de 78 mil lugares. Não é propriedade de nenhum clube, apenas servindo para os jogos da seleção brasileira.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.