Estação École Vétérinaire de Maisons-Alfort

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
École Vétérinaire de Maisons-Alfort
Estação École Vétérinaire de Maisons-Alfort
Acesso à estação, no lado ímpar da avenue Général-Leclerc.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 8
Código 25-14
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Nome antigo Maisons-Alfort - École Vétérinaire
Inauguração 19 de setembro de 1970
Próxima estação
Sentido Balard
Sentido Pointe du Lac
École Vétérinaire de Maisons-Alfort

École Vétérinaire de Maisons-Alfort é uma estação da linha 8 do Metrô de Paris, localizada na comuna de Maisons-Alfort.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada na avenue du Général-Leclerc (D 19), perto da École Nationale Vétérinaire d'Alfort. Orientada ao longo do eixo noroeste / sudeste, está localizado entre as estações Charenton - Écoles e Maisons-Alfort - Stade, sendo separada do primeiro por um viaduto que atravessa o Marne.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 19 de setembro de 1970 com o lançamento da extensão da linha 8 de Charenton - Escolas para Maisons-Alfort - Stade, que inicia uma nova onda de extensões de rede após um hiato de 18 anos devido aos recursos financeiros limitados do período pós-guerra, e marca a aparência das primeiras "estações-caixa", caracterizadas por uma forma retangular ligada à sua construção de acordo com o método de vala coberta.

A estação deve esse nome à sua proximidade com a Escola Nacional de Veterinária de Alfort (EnvA), um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa, colocado sob a supervisão do Ministério da Agricultura e constituindo uma das quatro grandes escolas para formação de veterinários na França. O patrônimo inicial da estação, Maisons-Alfort - École Vétérinaire, foi alterado em 1996 para se tornar a École Vétérinaire de Maisons-Alfort.

Como parte do programa “Renovação do Metrô” da RATP, os corredores da estação foram parcialmente renovados em 13 de março de 2009.[1]

Em 2011, 3 371 386 passageiros entraram nesta estação.[2] Em 2012, havia 3 150 748 passageiros.[3] Foram contados 3 175 166 passageiros em 2013, o que a coloca na 164ª posição das estações de metrô por sua frequência.[4]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação possui três acessos divididos em quatro entradas de metrô na avenue du Général-Leclerc:

  • acesso 1 "Carrefour de la Résistance", composto por uma escada fixa adornada com um mastro com um "M" amarelo inscrito em um círculo, levando à calçada ímpar da avenida perto da Allée des Amourettes;
  • acesso 2 “École nationale vétérinaire - Musée Fragonard ”, também constituída de uma escada fixa dotada de um mastro “M” amarelo, localizado na calçada da avenida, em frente ao acesso 1;
  • acesso 3 "Avenue du Général-Leclerc", composta por uma escada fixa e uma escada rolante ascendente, permitindo apenas a saída depois da plataforma em direção a Pointe du Lac, abrindo um pouco mais ao sudeste na calçada par.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Plataformas da estação

École Vétérinaire de Maisons-Alfort é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas separadas pelas vias do metrô. Construída na década de 1970, é uma estação-gaiola com pés-direitos verticais e teto horizontal devido à sua construção em uma vala coberta. A decoração, típica desta década, é semelhante a uma variação do estilo “Mouton-Duvernet”, com pés-direitos e tímpanos recobertos com telhas em vários tons de ocre colocados verticalmente e alinhados, teto e paredes altas em branco bem como faixas de iluminação suspensas. Os quadros publicitários, ligeiramente para baixo, são metálicos e o nome da estação é inscrito em fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são do estilo "Akiko", de cor ciano na maior parte.

A estação apenas compartilha esse estilo decorativo com os outros dois pontos de parada na linha situadas no território da comuna, Maisons-Alfort - Stade e Maisons-Alfort - Les Juilliottes.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 24, 103, 104, 107, 125, 181 e 325 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N32 e N35 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «SYMBIOZ - Le Renouveau du Métro». www.symbioz.net .
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 5 de novembro de 2012).
  3. Entradas anuais provenientes de fora da estação (Ficha Excel) (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 11 de janeiro de 2014).
  4. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação École Vétérinaire de Maisons-Alfort