Estação Église d'Auteuil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Église d'Auteuil
Estação Église d'Auteuil
Vista em direção a Boulogne - Pont de Saint-Cloud, ao nível da saída da place Théodore-Rivière.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 10
Código 07-08
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 1
Informações históricas
Inauguração 30 de setembro de 1913
27 de julho de 1937
Próxima estação
Sentido Boulogne
Sentido Gare d'Austerlitz
Église d'Auteuil

Église d'Auteuil é uma estação da Linha 10 do Metrô de Paris, localizada no 16.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada na saída da rue Wilhem, na place de l'Église-d'Auteuil, nos limites das fundações da Igreja de Notre-Dame-d'Auteuil. Situada na pista norte do circuito de Auteuil e orientada ao longo do eixo noroeste/sudeste, está interposta entre a estação de bifurcações Javel - André-Citroën (da qual é separada pela travessia do Sena em subterrâneo e pela estação Mirabeau) e estação Michel-Ange - Auteuil. Ela só é servida na direção de Boulogne - Pont de Saint-Cloud.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 30 de setembro de 1913 com o lançamento da primeira extensão da linha 8 de Beaugrenelle (hoje Charles Michels) para Porte d'Auteuil.

Deve seu nome inicial de Wilhem ao seu estabelecimento sob a rua Wilhem. Embora este último seja uma homenagem ao compositor parisiense Wilhem, seu nome poderia evocar erroneamente o do ex-imperador alemão Guilherme II e, portanto, era perturbador no contexto do pós-guerra, razão pela qual o nome da estação mudou em favor de Église d'Auteuil em 1921. O novo nome vem do bairro de Notre-Dame d'Auteuil, construído em 1877 para substituir o que foi construída no século XI e reconstruída no século XIV.

Durante a noite de 26 a 27 de julho de 1937, a estação é transferida para a linha 10 como parte do redesenho das linhas 8, 10 e da linha antiga 14. No entanto, o serviço entre Jussieu e Porte d'Auteuil foi prestado apenas dois dias depois, em 29 de julho, inicialmente limitado a La Motte-Picquet - Grenelle a leste.

Como parte do programa “Renovação do Metrô” da RATP, seus corredores e a iluminação da plataforma foram renovados em 21 de agosto de 2006.[1]

Em 2017, de acordo com estimativas da RATP, 177017 passageiros entraram na estação, o que a coloca na 302a posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Teoricamente, é a estação menos visitada de toda a rede. No entanto, dada a sua configuração como meia estação que só acomoda trens vindos do centro de Paris, essa classificação deve ser posta em perspectiva, pois é usada principalmente por viajantes que descem por lá. Para pegar a linha para Gare d'Austerlitz, os usuários devem ir às estações adjacentes Chardon-Lagache ou Mirabeau; caso contrário, serão obrigados a pegar um trem à estação de plataforma única Boulogne - Jean Jaurès e depois sair em direção oposta através de uma ruptura de carga.

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação possui duas entradas compostas por escadas fixas:

Plataforma[editar | editar código-fonte]

Église d'Auteuil é uma estação em curva de configuração particular: ela possui uma via única com uma plataforma lateral, que é servida apenas pelos trens na direção de Boulogne - Pont de Saint-Cloud. As outras características são, no entanto, clássicas: a abóbada é elíptica e a decoração é do estilo utilizado pela maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" do renascimento do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Presentes apenas no lado da plataforma, os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é inscrito na fonte Parisine em placas esmaltadas (somente o lado da plataforma). Os assentos são no estilo Motte de cor laranja.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 22, 52 e 62 da rede de ônibus RATP.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «SYMBIOZ - Le Renouveau du Métro». www.symbioz.net 
  2. «Trafic annuel entrant par station du réseau ferré 2017 - Métro EGLISE D'AUTEUIL». data.ratp.fr .
  3. Le nombre de 302 stations n'inclut pas la station fictive Funiculaire de Montmartre. Cette dernière est en effet considérée comme une station de métro (et deux points d'arrêts) par la RATP et rattachée statistiquement à la ligne 2, ce qui explique pourquoi la RATP annonce 303 stations et non 302 en 2017.
  4. Ministère français de la Culture. «PA00086698». Mérimée (em francês) 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Église d'Auteuil