Estação Boulogne - Pont de Saint-Cloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boulogne - Pont de Saint-Cloud
Rhin et Danube
Estação Boulogne - Pont de Saint-Cloud
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 10
Código 29-05
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 1
Informações históricas
Inauguração 2 de outubro de 1981
Localização
Localização Route de la Reine x 1, Rond-point Rhin-et-Danube x 6, Avenue Marechal-de-Lattre-de-Tassigny x 2, Avenue Marechal-de-Lattre-de-Tassigny x 7, Avenue du Maréchal-de-Lattre-de-Tassigny x 21, Rond-point Rhin-et-Danube
Próxima estação
Sentido Boulogne
Sentido Gare d'Austerlitz
-
Boulogne - Pont de Saint-Cloud
Rhin et Danube

Boulogne - Pont de Saint-Cloud é uma estação da linha 10 do Metrô de Paris, localizada na cidade de Boulogne-Billancourt. É o terminal oeste da linha.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada a oeste do rotatória Rhin-et-Danube de Boulogne-Billancourt e orientada leste-oeste, ao longo do eixo da avenida Marechal-de-Lattre-de-Tassigny (D 907), perto da pont de Saint-Cloud (RD 307), que atravessa o Sena. Ela permite a ligação do bairro situado ao redor da rotatória, bem como ao centro de Saint-Cloud a algumas centenas de metros na outra margem do rio. Ela é precedida ou seguida (dependendo da direção) pela estação Boulogne - Jean Jaurès.

História[editar | editar código-fonte]

A plataforma da estação Boulogne - Pont de Saint-Cloud.

A estação foi aberta em 2 de outubro de 1981 com o lançamento da extensão ocidental da linha 10, da qual agora constitui o terminal (depois da Gare d'Austerlitz), substituindo o terminal provisório de Boulogne - Jean Jaurès, que marcou a primeira fase de uma extensão destinada a atender os bairros do norte da comuna, distantes da linha 9.

Por um lado, deve o seu nome à sua localização no território de Boulogne-Billancourt e, por outro lado, à sua proximidade com a pont de Saint-Cloud, assim denominada porque dá acesso à cidade de Saint-Cloud na margem direita do Sena.

Ele porta como subtítulo Rhin et Danube devido à sua proximidade da rotunda Rhin-et-Danube, que tem esse nome em memória do 1º Exército Francês que se tornou famoso entre 1943 e 1945, a Campanha da Itália, ao Desembarque da Provença, depois lutou no Reno e no Danúbio durante a Segunda Guerra Mundial. Esses eventos também são comemorados na estação Danube, na linha 7 bis.

A estação é servida apenas inicialmente por um trem de dois até 18 h 40, o restante do tráfego retornando para o leste pela extremidade oeste do circuito de Auteuil. Posteriormente, todos os trens servem a esta estação terminal, com exceção do primeiro serviço diário, além de algumas outras missões raras durante a semana, no início do horário de pico.

Em 2011, 2 900 015 passageiros entraram nesta estação.[1] Em 2012, havia 2 992 019 passageiros.[2] Ela viu entrar 3 033 621 passageiros em 2013, o que a coloca na 176ª posição em 302[3][4] estações de metrô por sua frequência.

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação possui quatro acessos divididos em seis entradas de metrô:

  • O acesso 1 "Route de la Reine", que consiste de uma escada fixa decorada com um mastro com um "M" amarelo inscrito em um círculo, levando à calçada ímpar dessa rota, na esquina com a avenue André-Morizet;
  • O acesso 2 "Avenue Jean-Baptiste-Clément" também constituída de uma escada fixa, se situando na extremidade desta avenida à direita do no 1 do rond-point Rhin-et-Danube;
  • O acesso 3 "Rue du Port - Musée Albert-Kanh", que consiste em duas escadas fixas dispostas lado a lado na calçada da avenue Marechal-de-Lattre-de-Tassigny, uma delas dotada de um mastro "M" amarelo em frente ao no 6, o outro sendo localizado à direita do no 2;
  • O acesso 4 "Avenue du Maréchal-de-Lattre-de-Tassigny", que consiste em duas saídas também dispostas lado a lado na calçada ímpar da avenida, uma constituída de uma escada fixa com um totem "M" amarelo em frente ao no 7, a outra levando para a direita do no 21 do rond-point Rhin-et-Danube; caso único para o metrô parisiense, esta última saída consiste de uma tremonha levemente inclinada em vez de uma escada como é habitual na rede.

Plataforma[editar | editar código-fonte]

Boulogne - Pont de Saint-Cloud é uma estação de configuração particular: ela possui uma plataforma central enquadrada pelas duas vias do metrô. Sua forma e decoração são típicas da década de 1980: os pés-direitos verticais são pintados em um degradê de cores do esbranquiçado no lado leste ao bordô no lado oeste, passando por laranja, e suportando um teto horizontal pintado em branco. Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é inscrito na fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos do estilo "Motte" são de cor laranja e dispostos em bancos circulares tratados com telhas brancas planas, que são encimados por postes laranja, cada um compreendendo três globos de iluminação.

Situação única na rede se exceto o terminal de Gambetta na linha 3 bis, a estação não possui estacionamento atrás dela devido à falta de espaço devido à sua proximidade com o Sena, as manobras sendo realizadas antes da estação. Os trens são assim recebidos alternadamente nos dois trilhos e partem diretamente retornando.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação está conectada à linha T2, remotamente, na Estação Parc de Saint-Cloud, localizada do outro lado da pont de Saint-Cloud.

Além disso, é atendida pelas linhas 52, 72, 126, 160, 175, 260 e 467 da rede de ônibus RATP, pela linha 460 do Établissement Transdev em Nanterre e pela linha 17 da empresa de transporte Hourtoule.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 5 de novembro de 2012).
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (Ficha Excel) (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 11 de janeiro de 2014).
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
  4. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Boulogne - Pont de Saint-Cloud