Estação Bourse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bourse
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 3
Código 1104
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 19 de outubro de 1904
Localização
Localização Rue du Quatre-Septembre x Rue Réaumur
Próxima estação
Sentido Pont de Levallois
Sentido Gallieni
Bourse

Bourse é uma estação da linha 3 do Metrô de Paris, localizada no 2.º arrondissement de Paris.

Localização na rede[editar | editar código-fonte]

Painel de entrada do Metrô com a bolsa de Paris no plano de fundo.

A estação está situada sob a rue du Quatre-Septembre e a rue Réaumur, à direita da place de la Bourse.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2011, 3 350 796 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 3 288 142 passageiros em 2013, o que o coloca na 161.ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem dois acessos adjacentes ao Palais Brongniart, cujos arredores respectivos têm a particularidade de serem integrados aos portões que cercam este último:

  • O acesso 1 "Palais Brongniart", constituído por uma escada fixa ao lado de uma escada rolante a montante, com uma inscrição atípica (METROPOLITAIN) acima dos portões, na esquina sudoeste do edifício;
  • O acesso 2 "Rue Notre-Dame-des-Victoires", comportando uma escada fixa estabelecida na referida rua, na esquina sudeste do edifício.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Bourse é um estação de configuração padrão: possui duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é de estilo usado para a maioria das estações de metro: as faixas de iluminação são brancas e arredondadas no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, os tímpanos, a abóbada e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em cerâmica branca e o nome da estação é em fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são do estilo "Akiko" de cor azul muito clara.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 20, 29, 39, 48, 67, 74 e 85 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N15 e N16 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Bourse