Estação Château-Landon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Château-Landon
Estação Château-Landon
Meia-estação em direção a Gare de l'Est.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 7
Código 2111
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 5 de novembro de 1910
Localização
Localização 188, rue du Faubourg-Saint-Martin
Próxima estação
Sentido La Courneuve
Sentido Villejuif/Mairie d'Ivry
Château-Landon

Château-Landon é uma estação da linha 7 do Metrô de Paris, localizada no 10.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada em 1910.

A rue du Château-Landon que está localizada acima leva seu nome devido à presença de um castelinho construído para um senhor Landon sob Luís XIV, e tornado posteriormente propriedade da congregação vizinha de Saint-Lazare. Esta rua era chamada anteriormente chemin des Potences. Esta rua, bem como uma parte da rue du Faubourg-Saint-Martin, seguia a rota da grande estrada romana de Lutécia em direção ao Norte passando por Saint-Denis.

A passagem subterrânea permitindo o acesso direto à Gare de l'Est, situada sob a pont La Fayette, foi criada por ocasião da renovação da Gare de l'Est em 1931. Ela foi originalmente destinada ao transporte de bagagens e encomendas..[1] Ela conectava a extremidade das plataformas a uma galeria longitudinal construída sob a plataforma nº 10, o que lhe permitia ligar as salas de registro de bagagens (situadas entre as duas entradas para as bagagens na partida,[2] e um andar mais baixo, sob as cabeças das plataformas, para aqueles na entrada). As galerias foram, elas também, separadas em dois andares: no alto para as bagagens na partida e no fundo para os da chegada[3] Ascensores permitiam descarregar os furgões de mensagens para o túnel. Quando o sistema de manuseio de bagagens foi reformado, a galeria perpendicular foi convertida em um corredor de correspondência[4]

No pré-projeto da linha E do RER, foi planejado para estender este corredor sob a rua La Fayette para se juntar a estação de Magenta, mas os estudos de definição com a cidade de Paris não puderam fazer.[5] Esse corredor deveria permitir conectar a Gare de l'Est com a Gare de Paris-Nord para formar um vasto polo multimodal..[6] Falta 50 a 80 metros a ser perfurado entre a plataforma da Gare de l'Est e a saída rue de l'Aqueduc da estação de Magenta, mas falta atravessar um esgoto e o aqueduto de cintura do canal de l'Ourcq. Esta dificuldade técnica explica por que a obra não foi realizada no momento[7]

Em 2011, 1 600 022 passageiros entraram nesta estação.[8] Ela viu entrar 1 644 923 passageiros em 2013, o que a coloca na 270ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[9][10]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

Entrada da estação rue de Château-Landon

Fora o acesso direto a partir das plataformas da Gare de Paris-Est, a estação tem um acesso único para o n° 188 da rue du Faubourg-Saint-Martin. Um segundo acesso (saída unicamente, por escada rolante), situado a poucos metros a sul do acesso atual, foi condenado no início da década de 1990.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Château-Landon tem duas plataformas laterais separadas por duas vias do metrô, elas mesmas separadas por um pé-direito formando assim duas meias-estações cada uma com uma abóbada elíptica. A decoração é de estilo "Ouï-dire" de cor vermelha: a faixa de iluminação, da mesma cor, é suportada por consoles curvos em forma de gadanha. A iluminação direta é branca enquanto que a iluminação indireta, projetada sobre a abóbada, é multicolorida. As telhas de cerâmica branca são planas e recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são vermelhos e cilíndricos e o nome da estação está escrito com a fonte Parisine em placas esmaltadas. As plataformas estão equipados com assentos de estilo "Motte" vermelhos.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 26, 46 e 54 da rede de ônibus RATP, e, à noite, pelas linhas, N13, N41, N42 e N45 da rede Noctilien.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Du départ à l'arrivée, les bagages suivent un circuit en partie souterrain». garelest.free.fr. p. 6. Consultado em 7 de março de 2017 ; esse documento é um archive Arquivamento do Web archive.
  2. «Une gare moderne (2) (Plans des différents niveaux … de la gare de l'Est en 1930)». raincy-nono.com. 4 de junho de 2007. Consultado em 7 de março de 2017 .
  3. «Une gare moderne (1) (Plans des différents niveaux … de la gare de l'Est en 1930)». raincy-nono.com. 4 de junho de 2007. Consultado em 7 de março de 2017 .
  4. «Coupe verticale parallèlement aux voies du bâtiment des voyageurs». garelest.free.fr. p. 8. Consultado em 7 de março de 2017 ; esse documento é um archive Arquivamento do Web archive.
  5. «Bilan LOTI du RER E (EOLE)» (PDF). conseil général de l’Environnement et du Développement durable. Março de 2006. p. 18. Consultado em 7 de março de 2017 .
  6. PDF Commission Extra Municipale des Déplacements du 10e arrondissement de Paris - Compte rendu de la réunion du 4 octobre 2004 Arquivado em 18 de abril de 2012, no Wayback Machine. - Point 2 : Gare de l'Est, Réponses, p. 2, consultado em 5 de agosto de 2010.
  7. «Commission du débat public CDG Express Réunion de proximité de Paris 10e» (PDF). 26 de novembro de 2003. p. 9. Consultado em 12 de fevereiro de 2018 ; esse documento é um archive Arquivamento do Web archive.
  8. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  9. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  10. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Château-Landon