Estação Ecológica do Taim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação Ecológica do Taim
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
Estação Ecológica do Taim
Paisagem no interior da estação
Localização Rio Grande do Sul, Brasil
Dados
Área 10 938,58 ha
Criação 21 de julho de 1986
Gestão ICMBio
Coordenadas 32° 44' 33" S 52° 34' 28" O
Estação Ecológica do Taim está localizado em: Brasil
Estação Ecológica do Taim

A Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim) é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 30% de seu território estando no município de Rio Grande e 70% no de Santa Vitória do Palmar.

A administração da Estação está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Estação Ecológica do Taim foi criada através do Decreto nº 92.963, emitido em 21 de julho de 1986, com uma área de 10.938,58 hectares.[1]

Há anos, propostas de ampliação da reserva - dos atuais 10.938,58 hectares para quase 33 mil - são colocadas em discussão.[2][3] Técnicos e profissionais da área da biologia alegam que a ampliação da estação ecológica já é um consenso,[4] mas a ação enfrenta dificuldade com os proprietários de terra e produtores rurais, receosos por causa das possíveis desapropriações.

Caracterização da área[editar | editar código-fonte]

Família de capivaras no interior da estação

A Estação está situada numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim.[1] A planície costeira do Rio Grande do Sul apresenta áreas de grande expressão no contexto ambiental do extremo sul do Brasil, originadas pelos avanços e recuos do mar. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas. É, assim, uma das principais estações ecológicas do Rio Grande do Sul e um dos principais ecossistemas do Brasil.

O acesso à Estação Ecológica do Taim se faz pela da BR-471, rodovia que atravessa longitudinalmente a área.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

A reserva é casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves, onde destacam-se animais como joão-de-barro, biguá, tachã, maçarico-preto, garça-moura, cabeça-seca, socozinho, ximango, martim-pescador, cisne-de-pescoço-preto, coscoroba, marrecão e marreca-piadeira. Entre os bichos de maior porte estão: tartaruga, capivara, ratão-do-banhado, cachorro do mato, lontra, tuco-tuco e jacaré-de-papo-amarelo.

A flora é bastante diversa, apresentando figueiras, corticeiras, quaresmas, orquídeas, bromélias, cactos, juncos e aguapés.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Estação Ecológica do Taim

Referências

  1. a b «Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Esec do Taim». www.icmbio.gov.br. Consultado em 31 de dezembro de 2016 
  2. «Estação do Taim deve ser ampliada até o final de 2014 no RS, diz ICMBio». Campo e Lavoura. 27 de outubro de 2013 
  3. «Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Estação Ecológica do Taim será ampliada». www.icmbio.gov.br. Consultado em 31 de dezembro de 2016 
  4. «Henrique Horn: "Ampliação da Esec de Taim é consenso" | ((o))eco». www.oeco.org.br. Consultado em 31 de dezembro de 2016