Estação Ferraz de Vasconcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CPTM red symbol.gif Ferraz de Vasconcelos
Trem Cobrasma-FNV série 4400 partindo da plataforma da estação.
Uso atual Estação ferroviária
Administração CPTM red symbol.gif CPTM
Linha 11orange.png Coral
Código FVC
Movimento em 2016 33,2 mil
Serviços Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador Bicicletário
Informações históricas
Inauguração 29 de julho de 1926 (91 anos)
Localização
Endereço Praça Independência, s/n - Ferraz de Vasconcelos
Localização Gnome-globe.png Estação Ferraz de Vasconcelos
Próxima estação
Sentido Luz Sentido Estudantes
Antônio Gianetti Neto Poá
Ferraz de Vasconcelos

A Estação Ferraz de Vasconcelos é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 11-Coral da CPTM, localizada no município de Ferraz de Vasconcelos.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi construída pela Fazenda Santa Branca, proprietária da empresa Romanópolis e entregue à EFCB em 29 de julho de 1926. A estação foi batizada com o nome de Ferraz de Vasconcelos, em homenagem à José Ferraz de Vasconcellos, chefe do 2º distrito de tráfego da EFCB, morto em um suposto assalto na região em 1924. A estação deu origem ao município homônimo, e em 1944 recebe o prédio atual, que foi reformado e entregue pela RFFSA em 27 de agosto de 1984. Em 1994 a estação é repassada à CPTM.

Entrada da estação

A CPTM está realizando a modernização de suas linhas, em que está incluída a reconstrução da estação Ferraz de Vasconcelos. Em meados de 2011 foi construída uma estação provisória que logo em setembro do mesmo ano já estava funcionando e a antiga foi demolida meses depois, porém, a obra da nova estação ficou 1 ano praticamente paralisada [1] [2]. A estação provisória, construída ao lado de um córrego, foi alvo de reclamações por irregularidades em normas técnicas, como tamanho dos degraus, escadas com grandes extensões, passarela e plataformas de madeira. Inicialmente, a data de entrega da nova estação estava prevista para o fim de 2012, mas a CPTM somente a inaugurou em 26 de agosto de 2015, após três anos de atraso.[3] [4]

Tabela[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Estações Principais destinos Funcionamento
11
Coral
LuzGuaianasesEstudantes 16 Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás, Tatuapé, Itaquera, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes Diariamente das 4h00 à 0h00
Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
FVC Ferraz de Vasconcelos 29 de julho de 1926 Bilhete Único da SPTrans e BOM. Central superfície Estação reconstruída no padrão do Expresso Leste da CPTM, sendo inaugurada em 26 de agosto de 2015.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Antônio Gianetti Neto
Distância: 2.343 metros
Linha 11 da CPTM
Ferraz de Vasconcelos
Sucedido por
Poá
Distância: 3.074 metros