Estação Ferroviária de Dourados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação Ferroviária de Dourados
Uso atual Transporte ferroviário
Administração ALL
Informações históricas
Inauguração 1949
Fechamento 1996
Localização
Localização  Dourados Mato Grosso do Sul

A Estação Ferroviária de Dourados-Itaum foi uma construção destinada a embarque ou desembarque de passageiros de trem e, secundariamente, ao carregamento e descarregamento de carga transportada. Usualmente consistia em um edifício para passageiros (e possivelmente para cargas também), além de outras instalações associadas ao funcionamento da ferrovia.

História[editar | editar código-fonte]

A Estação de Itahum foi inaugurada em 18 de maio de 1949 e era o limite do futuro ramal de Ponta Porã, que seria inaugurada 4 anos depois. A estação era originalmente de madeira, sendo nessas condições que o ramal até Ponta Porã começou a ter o trafego aberto. A estação de Itahum se situa dentro do município de Dourados e serviu como estação central visto que a zona urbana douradense não ganhou estação. Anos depois a estação de madeira deu lugar a outra mais moderna, de alvenaria.

Houve um plano de estender um ramal entre os anos 50 e 60 entre o Oeste Paulista e Dourados através do Pontal do Paranapanema, tendo sido construído na cidade o ramal entre 1958 e 1965. Apesar disso, o ramal só chegou até o município de Euclides da Cunha, um tanto longe das barrancas do Rio Paraná, onde começa o atual MS. Dali ele não avançou, apesar de ter conservado seu nome. O ramal, que começava em Presidente Prudente, foi cessado em 1988 e os trilhos retirados. Segundo Paulo Cimó Queiroz (de Dourados, MS), desde 1 de junho de 1996 que a linha não funciona para passageiros. E para carga funcionou até meados de 2002, sendo a partir de então fadada ao abandono.

Outras estações ferroviárias do município[editar | editar código-fonte]

Ministro Pestana[editar | editar código-fonte]

A Estação de Ministro Pestana foi inaugurada em 18 de maio de 1949, quando foi inaugurado o tracho para o tráfego ferroviário até a Estação de Itaum (Dourados). Desde 1 de junho de 1996 que a linha não funciona para passageiros, estando em completo abandono e em processo de deterioração.

Presidente Dutra[editar | editar código-fonte]

A Estação de Presidente Dutra foi inaugurada em 19 de abril de 1953, quando foi inaugurado o trecho final do ramal para o tráfego até a estação de Ponta Porã. Desde 1 de junho de 1996 que a linha não funciona para passageiros.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Uma ferrovia entre dois mundos, Paulo Roberto Cimó Queiros, EDUSC, 2004)
  • Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]