Estação Filles du Calvaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Filles du Calvaire
Acesso à estação depois do boulevard du Temple, lado par.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 8
Código 0812
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 05 de maio de 1931
Localização
Localização Boulevard du Temple x Boulevard des Filles-du-Calvaire
Próxima estação
Sentido Balard Paris m 8 jms.svg Sentido Pointe du Lac
République Saint-Sébastien - Froissart
Filles du Calvaire

Filles du Calvaire é uma estação da linha 8 do Metrô de Paris, localizada no limite do 3.º e do 11.º arrondissements de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 5 de maio de 1931.

Deve o seu nome à próxima rue des Filles-du-Calvaire e ao boulevard des Filles-du-Calvaire, assim denominadas em referência à presença antiga deste último do convento vizinho de Notre-Dame du Calvaire ou Filhas do Calvário, uma congregação de irmãs beneditinas reformadas, fundada em 1617 em Poitiers, por Antonieta de Orleans e Padre Joseph. Este convento se instalou depois em Paris, e foi fechado na Revolução.

Em 2011, 1 663 111 passageiros entraram nesta estação[1]. Ela viu entrar 1 784 167 passageiros em 2013, o que a coloca na 261ª posição das estações de metrô por sua presença em 302[2][3].

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem dois acessos estabelecidos em uma ponta e outra do boulevard du Temple a sua junção com o boulevard des Filles-du-Calvaire.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação.

Filles du Calvaire é uma estação de configuração padrão: ele tem duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usado para a maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica branca biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel, mas o nome da estação tem a particularidade de ser inscrito na fonte Parisine em placas esmaltadas com as mesmas dimensões que os nomes em faiança original. Apenas as estações Hoche na linha 5 e Porte des Lilas da linha 11 apresentam um recurso similar em suas plataformas. Os bancos são do estilo "Motte" de cor azul.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 20, 65 e 96 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N01 e N02 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Filles du Calvaire