Estação Filles du Calvaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Filles du Calvaire
Estação Filles du Calvaire
Acesso à estação depois do boulevard du Temple, lado par.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 8
Código 0812
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 5 de maio de 1931
Localização
Localização Boulevard du Temple x Boulevard des Filles-du-Calvaire
Próxima estação
Sentido Balard
Sentido Pointe du Lac
Filles du Calvaire

Filles du Calvaire é uma estação da linha 8 do Metrô de Paris, localizada no limite do 3.º e do 11.º arrondissements de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 5 de maio de 1931.

Deve o seu nome à próxima rue des Filles-du-Calvaire e ao boulevard des Filles-du-Calvaire, assim denominadas em referência à presença antiga deste último do convento vizinho de Notre-Dame du Calvaire ou Filhas do Calvário, uma congregação de irmãs beneditinas reformadas, fundada em 1617 em Poitiers, por Antonieta de Orleans e Padre Joseph. Este convento se instalou depois em Paris, e foi fechado na Revolução.

Em 2011, 1 663 111 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 1 784 167 passageiros em 2013, o que a coloca na 261ª posição das estações de metrô por sua presença em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem dois acessos estabelecidos em uma ponta e outra do boulevard du Temple a sua junção com o boulevard des Filles-du-Calvaire.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação

Filles du Calvaire é uma estação de configuração padrão: ele tem duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usado para a maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica branca biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel, mas o nome da estação tem a particularidade de ser inscrito na fonte Parisine em placas esmaltadas com as mesmas dimensões que os nomes em faiança original. Apenas as estações Hoche na linha 5 e Porte des Lilas da linha 11 apresentam um recurso similar em suas plataformas. Os bancos são do estilo "Motte" de cor azul.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 20, 65 e 96 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N01 e N02 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Filles du Calvaire
Oeste ou norte Leste ou Sul
République
sentido Balard
Linha 8 Saint-Sébastien - Froissart
sentido Pointe du Lac