Estação Havre - Caumartin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Havre - Caumartin
Plataformas da linha 9, em estilo "Mouton".
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 3, 9
Código 0607
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 4
Informações históricas
Nome antigo Caumartin
Inauguração Paris m 3 jms.svg 19 de outubro de 1904
Paris m 9 jms.svg 03 de junho de 1923
Localização
Localização 70, boulevard Haussmann x 56, boulevard Haussmann x 53, boulevard Haussmann x 43, boulevard Haussmann
Próxima estação
Sentido Pont de Levallois Paris m 3 jms.svg Sentido Gallieni
Saint-Lazare Opéra
Havre - Caumartin
Sentido Pont de Saint-Cloud Paris m 9 jms.svg Sentido Mairie de Montreuil
Saint-Augustin Chaussée d'Antin - La Fayette
Havre - Caumartin

Havre - Caumartin é uma estação das linhas 3 e 9 do Metrô de Paris, localizada no 9.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

Ele se situa no cruzamento da rue de Caumartin e do boulevard Haussmann, e a centenas de metros a leste da rue du Havre.

História[editar | editar código-fonte]

A estação Caumartin foi inaugurada em 19 de outubro de 1904, com a entrada em funcionamento do primeiro trecho da linha 3 entre as estações Avenue de Villiers (hoje Villiers) e Père Lachaise. Ele levou seu nome atual em 1926.

Plataformas da linha 3.

A estação leva o nome da cidade de Le Havre, pela proximidade com a rua de le Havre que leva ao frontão da Gare Saint-Lazare, recordando um dos principais destinos ferroviários desta estação.

A estação também leva o nome do marquês de Saint-Ange, Antoine-Louis Lefebvre de Caumartin, que foi preboste dos mercadores de Paris no século XVIII. Está na origem de uma parte do traçado da rua que leva hoje o seu nome.

Em 2011, 8 343 415 passageiros entraram nesta estação[1]. Ela viu entrar 7 899 688 passageiros em 2013, o que a coloca na 31ª posição das estações de metrô por sua frequência[2].

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Mastro de uma entrada de metrô.
  • Acesso 1: rue du Havre - no 70 boulevard Haussmann
  • Acesso 2: bd Haussmann - Grands Magasins no 56 boulevard Haussmann
  • Acesso 3: rue Auber - no 53 boulevard Haussmann
  • Acesso 4: rue de Caumartin - no 43 boulevard Haussmann

Plataformas[editar | editar código-fonte]

As plataformas das duas linhas são de configuração padrão: duas plataformas laterais por linha, elas são separados pelas vias do metrô localizadas no centro.

As plataformas da linha 3 são estabelecidas abaixo do solo, o teto é composto de um tabuleiro metálico, onde as vigas, de cor amarelo-laranja, são suportados pelos pés-direitos verticais. Eles estão organizados no estilo "Andreu-Motte "com duas rampas luminosas amarelas-laranjas, os bancos, os tímpanos e os pés-direitos equipadas de grandes telhas brancas de arenito estirado e assentos "Motte" amarelos. As publicidades são desprovidas de quadros e o nome da estação é em fonte Parisine em placas esmaltadas.

As plataformas da linha 9 estão entre as últimas da rede a manter conservado uma decoração de estilo "Mouton Duvernet", com os pés-direitos equipados com telhas planas de cor laranja viva dispostas horizontalmente e alinhadas, assim como as faixas de iluminação características deste tipo de modelo. Os tímpanos são equipados com telhas brancas planas também alinhadas horizontalmente, enquanto que a abóbada é revestida e pintada em bordeaux. Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é em fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são do estilo "Motte" de cor laranja.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 20, 21, 22 (na direção de Porte de Saint-Cloud), 24, 27, 29, 53 (na direção de Opéra unicamente), 66, 81 (na direção de Châtelet ) e 95 da rede de ônibus RATP e, à noite, com as linhas N15 e N16 da rede de ônibus Noctilien.

Ela está também em correspondência com as estações de Auber e de Haussmann - Saint-Lazare, servidas respectivamente pelas linhas A e E do RER.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Havre - Caumartin