Estação Lamarck - Caulaincourt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lamarck - Caulaincourt
Estação Lamarck - Caulaincourt
Vista das plataformas.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 12
Código 2012
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 31 de outubro de 1912
Próxima estação
Sentido Mairie d'Aubervilliers
Sentido Mairie d'Issy
Lamarck - Caulaincourt

Lamarck - Caulaincourt é uma estação da Linha 12 do Metrô de Paris, localizada no 18.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta ao público em 31 de outubro de 1912 na linha A (hoje linha 12) da Société du chemin de fer électrique souterrain Nord-Sud de Paris (chamada Norte-Sul). Ela marca o ponto culminante da linha.

Painel do nome da estação

Foi originalmente planejado para ser chamada Pecqueur, por causa da proximidade com a place Constantin-Pecqueur. Ela se tornou finalmente Lamarck, pois a edícula de acesso leva para a rue Lamarck. Em seguida ela foi chamada Lamarck (Caulaincourt) por causa de sua proximidade com a rue Caulaincourt, antes de se tornar Lamarck - Caulaincourt. No entanto, nas plataformas, a cerâmica entre os quadros publicitários ainda tem apenas o nome original de "Lamarck".

Dos anos 1950 aos anos 2000, os pés-direitos foram revestidos de uma cambagem metálica com montantes horizontais verdes e quadros publicitários dourados iluminados. Antes de sua remoção como parte da renovação das plataformas de 2000 a 2001 consistindo a restaurar a decoração "Nord-Sud" de origem, foi completado com assentos "coque", característicos do estilo "Motte", de cor verde.

Como parte do programa "Renouveau du métro" da RATP, o restante da estação foi inteiramente renovado, necessitando o seu fechamento total ao público de 27 de março a 16 de junho de 2006.

Ela viu entrar 2 999 657 passageiros em 2015, o que a coloca na 181ª posição das estações de metrô por sua frequência.[1]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

A entrada da estação

O único acesso à estação está situado na rue Lamarck, no final da rue Pierre-Dac. É cercado por duas escadas desta última, devido ao terreno acidentado em torno da colina de Montmartre. O acesso às plataformas é feito por um elevador ou por uma escada em espiral.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Lamarck - Caulaincourt é uma estação na curva de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é semi-elíptica, forma específica das antigas estações da Nord-Sud. Ela está estabelecida a 25 metros abaixo do nível da entrada,[2] de acordo com um perfil especial caracterizado por uma abóbada abaixada a fim de suportar a pressão considerável do gesso, peculiaridade que ela compartilha com a estação Abbesses.[3] A decoração leva o estilo "Nord-Sud" das origens com quadros publicitários e os entornos do nome da estação em faiança de cor marrom, desenhos geométricos marrons nos pés-direitos e na abóbada, o nome inscrito em cerâmica branca sobre fundo azul de pequeno tamanho acima dos quadros publicitários e de tamanho muito grande entre esses quadros, bem como as direções incorporadas na faiança nos tímpanos. As telhas de cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada e os tímpanos. A iluminação é fornecida por duas bandas-tubos e os assentos são de estilo "Akiko" de cor bordô.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 80 e Montmartrobus da rede de ônibus RATP.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

O acesso da estação é visível no filme Le fabuleux destin d'Amélie Poulain mas é apresentado no final da rue Lepic, onde se encontra na verdade a estação Blanche.

O mesmo acesso também está representado no filme de animação Dilili à Paris, de Michel Ocelot. No entanto, sua presença na Paris de 1900 é ligeiramente anacrônica já que a estação não abriu até 1912. Da mesma forma, o acesso aparece ornado com uma edícula Guimard, enquanto que a estação nunca possuiu, tendo sido construído pela sociedade Nord-Sud que aplicou seu próprio estilo decorativo para seus acessos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tráfego anual de entradas por estação da rede ferroviária 2015, no site data.ratp.fr (consultado em 28 de dezembro de 2016).
  2. Jean Robert, Notre métro, p. 88.
  3. Jean Robert, op. cit., p. 88.
Oeste ou norte Leste ou Sul
Abbesses
sentido Mairie d'Issy
Linha 12 Jules Joffrin
sentido Mairie d'Aubervilliers
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Lamarck - Caulaincourt