Estação Nossa Senhora da Paz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nossa Senhora da Paz
Uso atual Estação de Metrô Estação de Metrô
Administração Metrorioicon.png Metrô Rio
Linha Icon 4 (set yellow).png Linha 4
Sigla NSP
Posição Subterrânea
Plataformas 2 (Laterais)
Informações históricas
Inauguração 30 de julho de 2016 (1 anos)[1]
Localização
Nossa Senhora da Paz está localizado em: Rio de Janeiro (cidade)
Nossa Senhora da Paz
Localização da Estação Nossa Senhora da Paz
22° 59' 01" S 43° 12' 22" O
Endereço Praça Nossa Senhora da Paz
Município Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro - RJ
País  Brasil
Próxima estação
Sentido General Osório Icon 4 (set yellow).png Sentido Jardim Oceânico
General Osório Jardim de Alah
Nossa Senhora da Paz

A Estação Nossa Senhora da Paz é uma estação da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Localizada na praça de mesmo nome, é a segunda estação no bairro de Ipanema, sucedendo à estação General Osório. Foi inaugurada no dia 30 de julho de 2016 em conjunto com as outras quatro estações construídas como parte da linha 4, as vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Acessos

Originalmente planejou-se construir dois acessos à estação, voltados para as ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá, no lado de fora da grade que cerca a área central da praça. O projeto da estação, porém, enfrentou resistência dos moradores, que reprovavam a retirada de uma figueira de cerca de 90 anos de idade existente no local, além de temer a possível interferência dos fluxos de passageiros do metrô no tranquilo ambiente de lazer da praça[2]. Em janeiro de 2013 foi anunciado que o governo do estado e o consórcio Linha 4 Sul, responsável pelo trecho General Osório - Gávea, haviam alterado o desenho da estação de maneira a preservar o maior número possível de árvores, incluindo a figueira, e a deslocar os acessos para pontos próximos às esquinas das ruas Maria Quitéria e Joana Angélica com a rua Visconde de Pirajá, ainda fora da área gradeada da praça[2][3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. RODRIGUES, Matheus; SILVEIRA, Daniel (30 de julho de 2016). «Com Temer e Pezão, Linha 4 do Metrô no Rio é inaugurada». G1. Consultado em 04 de agosto de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b «Projeto do Metrô da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, deve ser modificado». Globo.com (telejornal RJTV). 26 de janeiro de 2013. Consultado em 31 de outubro de 2013 
  3. «Linha 4: Nova arquitetura da estação N. Sra da Paz preserva árvore mais antiga da praça». Concessionária Rio Barra S.A. 26 de janeiro de 2013. Consultado em 31 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]