Estação Odéon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Odéon
Estação Odéon
Plataforma da linha 10 em direção a Gare d'Austerlitz.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 4, 10
Código 0104
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 4
Informações históricas
Inauguração 9 de janeiro de 1910
14 de fevereiro de 1926
Localização
Localização Carrefour de l'Odéon x 93, Boulevard Saint-Germain x 108, Boulevard Saint-Germain
Próxima estação
Sentido Porte de Clignancourt
Sentido Bagneux - Lucie Aubrac
Odéon
Sentido Boulogne
Sentido Gare d'Austerlitz
Odéon

Odéon é uma estação das linhas 4 e 10 do Metrô de Paris, localizada no 6.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

Ela está localizada sob a place Henri-Mondor, no boulevard Saint-Germain, no quartier Latin, próximo da Escola de Medicina. Ele leva o seu nome do carrefour de l’Odéon.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 9 de janeiro de 1910, por ocasião da inauguração do novo trecho Pont Notre-Dame (Châtelet) - Raspail da linha 4. As plataformas da linha 10 foram quanto a elas abertas em 14 de fevereiro de 1926.

Em 2011, 6 239 672 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 6 156 948 passageiros em 2013, o que a coloca na 58ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

  • Carrefour de l'Odéon
  • 93, boulevard Saint-Germain
  • 108, boulevard Saint-Germain

Plataformas[editar | editar código-fonte]

As plataformas das duas linhas são de configuração padrão: elas são plataformas laterais separadas pelas vias do metrô situadas ao centro e a abóbada é elíptica. As da linha 10 são decorados no estilo "Ouï-dire" amarelo: a faixa de iluminação, da mesma cor, é suportada por consoles curvos em forma de foice. A iluminação direta é branca enquanto que a iluminação indireta, projetada sobre a abóbada, é multicolorida. As telhas em cerâmica brancas são planas e recobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são de cor amarela e cilíndricos e o nome da estação é escrito com a fonte Parisine em placa esmaltada. As plataformas são equipadas com assentos do estilo "Motte" e de bancos "sentar-estar" de cor amarela. As plataformas da linha 4 estão em obras.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas de 58, 63, 70, 86, 87 e 96 da rede de ônibus RATP. Além disso, é servida à noite pelas linhas N12 e N13 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Galeria de fotografias[editar | editar código-fonte]

Vista panorâmica da estação da linha 4, antes da renovação: ela era então com curvatura. Nesta foto, a curvatura ainda não foi repintada em amarelo (2006).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Odéon