Estação Porte d'Ivry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porte d'Ivry
Estação Porte d'Ivry
Vista geral das plataformas.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 7
Código 26-03
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 26 de abril de 1931
Localização
Localização Boulevard des Maréchaux x Avenue d'Ivry x Boulevard Masséna x Avenue de la Porte-d'Ivry
Próxima estação
Sentido La Courneuve
Sentido Mairie d'Ivry
Porte d'Ivry

Porte d'Ivry é uma estação da linha 7 do Metrô de Paris, localizada no 13.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

Acesso n°1 da estação.

A estação de metrô foi aberta em 26 de abril de 1931. Ela está situada na porte d'Ivry na avenue de la Porte-d'Ivry; a estação de tramway está no eixo do boulevard Masséna.

Ela constituiu o terminal sul da linha 7 até 1 de maio de 1946, data da inauguração da extensão para Mairie d'Ivry.

A estação tem quatro acessos compreendendo três escadas fixas em frente aos números 50 e 53 da avenue de la Porte-d'Ivry e antes do n° 1 da avenue d'Ivry bem como uma escada rolante na saída direta depois da plataforma em direção a Mairie d'Ivry dando face ao n° 72 do boulevard Masséna.

Em 2011, 1 903 789 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 1 868 796 passageiros em 2013, o que a coloca na 256ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem quatro acessos:

  • Acesso 1: situado no ângulo do boulevard des Maréchaux e da avenue d'Ivry;
  • Acesso 2: situado no ângulo do boulevard Masséna e da avenue de la Porte-d'Ivry lado par;
  • Acesso 3: situado no ângulo do boulevard Masséna e da avenue de la Porte-d'Ivry lado ímpar;
  • Acesso 4: situado na avenue de la Porte-d'Ivry.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Porte d'Ivry é uma estação de configuração especial: ele tem duas plataformas laterais e três faixas: plataformas em direção a Mairie d'Ivry está do seu lado, em direção a La Courneuve é central e, portanto, enquadrada por duas vias. A abóbada é elíptica, e a decoração é de estilo usada para a maioria das estações de metrô: telhas de cerâmica brancas biseladas recobrem as pés-direitos e a abóbada. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel e o nome da estação é também em faiança no estilo da CMP de origem. Por outro lado, a faixa de iluminação é uma cabeça-de-tubo. Ele é um de apenas três estações em um com uma faixa com a decoração CMP (em empresa de Porte de Vanves e Porte des Lilas 3 bis). Os assentos são do estilo "Motte" de cor vermelha. A estação também é distinta da menor parte de sua parede lateral, que é vertical e não elíptica.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 27 e 83 da rede de ônibus RATP e, à noite, pela linha N31 da rede Noctilien. Ela está também em correspondência com a linha T3 do tramway a partir de 16 de dezembro de 2006, renomeado "T3a" em 15 de dezembro de 2012, durante a sua extensão para a porte de Vincennes.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Porte d'Ivry