Estação Porte d'Orléans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porte d'Orléans
Général Leclerc
Estação Porte d'Orléans
A plataforma em direção a Porte de Clignancourt.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 4
Código 1502
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 30 de outubro de 1909
Localização
Localização Place du 25-Août-1944 x Rue de la Légion-Étrangère x Avenue Ernest-Reyer x Boulevard Brune x Avenue du Général-Leclerc x Boulevard Jourdan
Próxima estação
Sentido Porte de Clignancourt
Sentido Bagneux - Lucie Aubrac
Porte d'Orléans
Général Leclerc

Porte d'Orléans é uma estação da Linha 4 do Metrô de Paris, localizada no 14.º arrondissement de Paris. Ela foi o terminal meridional até a extensão da linha na estação Mairie de Montrouge em 23 de março de 2013.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada no cruzamento da avenue du Général-Leclerc, do boulevard Brune e do boulevard Jourdan, ao nível da Porte d'Orléans.

História[editar | editar código-fonte]

Placa metálica indicando o nome da estação
Antigos portões automáticos da estação (removidos em 2011)

Nas plataformas, o nome da estação tem como subtítulo "General Leclerc", do nome da avenida sob a qual ela se encontra.

Até 2011, ela foi uma das raras estações que ainda possuíam portões automáticos. Estes estavam implantados na entrada da plataforma de partida para Porte de Clignancourt.

Em 2011, 9 598 097 passageiros foram contados nesta estação.[1] Na ocasião da extensão da linha até Mairie de Montrouge, um communicado de imprensa da RATP indica que o tráfego médio diário se elevou para mais de 27 000 entradas e saídas, o que a torna a mais frequentada das estações que se situam nas portas da capital.[2] No entanto, depois desta extensão, sua frequência diminuiu em um terço: ela viu entrar 6 598 073 passageiros em 2013, o que a coloca na 47ª posição das estações de metrô por sua frequência.[3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação possui seis acessos situados em todos os arredores da place du 25-Août-1944:

Por ocasião da extensão da linha para Mairie de Montrouge, dois novos acessos, situados a norte da estação, foram criados em ambos os lados da avenue du Général-Leclerc.[4] Estes novos acessos tornaram a estação acessível às pessoas com mobilidade reduzida, como a de Mairie de Montrouge; cada um deles está equipado com um elevador.[4][5] Eles foram lançados em março de 2014, com um atraso de vários meses, enquanto a última data prevista era "durante 2013[5]". Esses novos acessos só poderiam ser criados após a extensão para Mairie de Montrouge, porque um deles tinha a necessidade de condenar uma das duas vias usadas para a partida dos trens para Porte de Clignancourt, tornada sem uso desde a extensão. Eles dão cada um em uma plataforma.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Boucle de Porte d'Orléans.
O circuito de Porte d'Orléans antes da extensão para Mairie de Montrouge. Atualmente é uma via de garagem sem saída

Porte d'Orléans é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas separadas pelas vias do metrô. A plataforma Porte de Clignancourt é no entanto muito larga porque é composta pela plataforma central de embarque, existente quando a estação era o terminal da linha, que foi prolongada na segunda via de embarque removida quando a estação perdeu a posição de estação terminal. Estabelecido no piso térreo, o teto é composto por um tabuleiro metálico, cujas vigas, de cor prateada, são sustentadas por pés-direitos verticais e postes colocados no meio da antiga plataforma central. Os tímpanos e os pés-direitos são providos de grandes telhas biseladas brancas (que são encontradas apenas em certos corredores de correspondência de Châtelet). Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é na fonte Parisine em placa esmaltada. Os assentos são do estilo "Akiko" de cor jade.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 38, 68, 92, 125, 126, 128, 187, 188, 194, 197, 297, 299 e 388 da rede de ônibus RATP, pelas linhas 108 e 109 da rede de ônibus da sociedade CEA Transports, pela linha DM151 da sociedade de transportes Keolis Meyer, pela linha 475 da rede de ônibus Sqybus e, à noite, pelas linhas N14, N21, N66 e N122 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 10 de dezembro de 2012).
  2. Dossier de presse à l'occasion du prolongement à la Mairie de Montrouge, www.stif.org, p. 5 (consultado em 27 de março de 2013).
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
  4. a b « Les nouveaux aménagements des stations », descrição das obras relacionadas à extensão da linha, no site www.ratp.fr (consultado em 11 de novembro de 2012).
  5. a b « Calendrier prévisionnel », calendário previsional da extensão da linha, no site www.ratp.fr (consultado em 11 de novembro de 2012).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Porte d'Orléans