Estação Porte de Choisy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porte de Choisy
Estação Porte de Choisy
A entrada (acesso 1) da estação de metrô e a estação de tramway.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 7
Código 14-02
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 7 de março de 1930
Localização
Localização 124, Boulevard Masséna
Próxima estação
Sentido La Courneuve
Sentido Villejuif/Mairie d'Ivry
Porte de Choisy

Porte de Choisy é uma estação da linha 7 do Metrô de Paris, localizada no 13.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação de metrô ao nível da plataforma

A estação está localizada na boulevard Masséna, a leste do cruzamento da Porte de Choisy, no ramal de Mairie d'Ivry da linha 7.

História[editar | editar código-fonte]

Foi em 26 de abril de 1931 que a estação mudou de pertencimento de linha: a linha 7 sucedeu à linha 10.

Em 2011, 3 116 890 passageiros entraram nesta estação.[1] Em 2012, foram 3 097 035 viajantes.[2] Ela viu entrar 3 085 089 passageiros em 2013, o que a coloca na 170ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[3][4]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem vários acessos compreendendo duas escadas fixas levando diretamente à plataforma central da estação de tramway e um terceiro em frente ao n° 124 do boulevard Masséna. Finalmente, existe também uma escada rolante na saída direta da plataforma em direção a Mairie d'Ivry levando, ela também, na plataforma central da estação de tramway.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Porte de Choisy é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo utilizado pela maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas de cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel e o nome da estação também é em faiança. Os assentos são do estilo "Motte" de cor amarela.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pela linha de tramway T3a e pela linha 183 da rede de ônibus RATP. À noite, ela é servida pela linha N31 da rede de ônibus Noctilien.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Em 2020, a estação deverá estar em correspondência com a linha de tramway T9 (Porte de Choisy - Orly Ville), que deverá substituir a linha de ônibus 183.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Ficha Excel Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr[ligação inativa], consultado em 11 de janeiro de 2014.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., sur le site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  4. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Porte de Choisy