Estação Retiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2017). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a estação ferroviária argentina. Para a estação do Metrô de Madrid, veja Estação Retiro (Metro de Madrid). Para a estação do Metrô de Salvador, veja Estação Retiro (Metrô de Salvador).
Retiro
Fachada da estação Retiro do Ferrocarril Bartolomé Mitre
Uso atual Estação ferroviária
Administração Trenes Argentinos
Linhas terminal das linhas metropolitanas Mitre, Belgrano Norte, Belgrano Sur, e San Martín operadas pela Trenes Argentinos Operaciones, e das linhas de larga distância operadas pela Trenes Argentinos, além de ser ligada às linhas C e E do Metro de Buenos Aires.
Informações históricas
Inauguração 1 de agosto de 1915 (104 anos)
Localização
Coordenadas Gnome-globe.png Estação Retiro
Localização Avenida Ramos Mejía

Retiro é o nome de três de estações ferroviárias da rede ferroviária argentina situadas lado a lado no entorno da Avenida Ramos Mejía, no bairro porteño de Retiro (Buenos Aires). As três estações são muito proxímas sendo considerada em algumas ocasiões como uma só, fazendo parte, ao lado das estações Constitución e Once, dos três grandes terminais ferroviários de Buenos Aires.

As três estações do complexo ferroviário de Retiro são facilmente identificáveis:

Na estação Retiro tinha as suas oficinas Ferrocarriles Argentinos; concretamente, no cruzamento das avenidas Ramos Mejía e do Libertador. Atualmente estão situadas ali as oficinas da Trenes Argentinos.

Adicionalmente, desde a estação Retiro Mitre pode-se ingressar diretamente à estações homônimas das linhas C e E do Metrô, a qual é também uma dos seus terminais. Por outro lado, seguindo pela Avenida Ramos Mejía para leste chega-se à Terminal de Ônibus de Retiro, um imenso edifício onde se concentra praticamente a totalidade dos serviços automotores de longa distância que partem ou chegam a Buenos Aires. Também se fala de Retiro fazendo referência a todo o centro de transbordo de passageiros que constituem as estações ferroviárias e de subterrâneo, a terminal de ônibus e as numerosas linhas de coletivos que percorrem a zona.

Galeria[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.