Estação Saint-Denis - Porte de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saint-Denis - Porte de Paris
Stade de France
Estação Saint-Denis - Porte de Paris
Plataformas da estação em outubro de 2008.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 13
Código 19-14
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 20 de junho de 1976
Próxima estação
Sentido Saint-Denis
Sentido Châtillon - Montrouge
Saint-Denis - Porte de Paris
Stade de France

Saint-Denis - Porte de Paris é uma estação da linha 13 do Metrô de Paris, localizada na Place de la Porte de Paris, no território da comuna de Saint-Denis, no departamento de Seine-Saint-Denis.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 1976 e foi renovada por ocasião da abertura do Stade de France, a fim de permitir a gestão de grandes fluxos de passageiros. Ela porta como subtítulo Stade de France, nome do estádio situado ao sul da estação.

Em outubro de 2008, a decoração de uma plataforma inteira da estação e além de todos os painéis publicitários em papel para anunciar o lançamento do videogame Saints Row 2 gerou polêmica. Os moradores das proximidades se declararam chocados com as imagens violentas (gangues com armas de fogo, etc.) e exigiram o fim dessa campanha promocional. Os painéis de papel foram recobertos por cartazes pretos, enquanto que o filme plástico colocado nas paredes permaneceu no lugar até o final da campanha promocional.

Ela viu entrar 3 729 178 passageiros em 2015, o que a coloca na 136ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[1][2] Desde o final de 2012, suas plataformas estão equipadas com portas de plataforma.

Serviço aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Plataformas da estação

Ela possui um grande salão com muitas eclusas de ar para canalizar as grandes multidões que frequentam a estação, especialmente durante os eventos no Stade de France.

Ela possui três acessos:

  • Acesso 1: La Plaine - Stade de France (dispõe de um elevador para PCD);
  • Acesso 2: Hôpital Casanova (este acesso, criado em 2014, dispõe de escadas rolantes destinadas a facilitar a correspondência com o terminal da linha T8);
  • Acesso 3: Centre-Ville.

Um acesso passando pelo boulevard Marcel-Sembat foi preenchido durante as obras de criação da plataforma da linha T8.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

A estação de configuração padrão com duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô possui um teto plano sustentado por vigas. As paredes são verticais, adornadas com telhas brancas quadradas sobre os quais as decorações publicitárias são frequentemente colocadas no quadro de operações de patrocínio da Métrobus, como durante os principais torneios esportivos no Stade de France.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

Desde 16 de dezembro de 2014, a estação de metrô é o terminal sul da linha 8 do Tramway d'Île-de-France (T8), cujos outros terminais são, em seu ramal norte, a estação de Villetaneuse-Université — que oferece uma correspondência com a linha de tramway T11 Express — e, em seu ramal oeste, a estação de tramway Épinay-Orgemont.

A estação também é servida pelas linhas 153, 170, 239, 253, 255 e 353 da rede de ônibus da RATP e, à noite, pelas linhas N44 e N143 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A estação serve o norte do bairro de La Plaine Saint-Denis e o sul do centro de Saint-Denis. É a estação de metrô mais próxima do Stade de France e do Museu de Arte e História de Saint-Denis. A Bolsa de Trabalho nas proximidades acolhe várias reuniões públicas ou congressos de organizações não governamentais (ONGs), organizações sindicais ou partidos políticos.

O Hospital Casanova está situados nas imediações, e a estação atende a parte norte do bairro terciário de La Plaine Saint-Denis (centro de pesquisa Engie, sede do Établissement public territorial Plaine Commune).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Trafic annuel entrant par station du réseau ferré 2015, sur l'open data RATP (consulté le 29 mai 2016).
  2. Le nombre de 302 stations n'inclut pas la station fictive Funiculaire de Montmartre. Cette dernière est en effet considérée comme une station de métro (et deux points d'arrêts) par la RATP et rattachée statistiquement à la ligne 2, ce qui explique pourquoi la RATP annonce 303 stations et non 302 en 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Saint-Denis - Porte de Paris