Estação Saint-Paul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Saint-Paul
Plataformas da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 1, 7
Código 1210
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 06 de agosto de 1900
Próxima estação
Sentido La Défense Paris m 1 jms.svg Sentido Château de Vincennes
Hôtel de Ville Bastille
Saint-Paul

Saint-Paul é uma estação da linha 1 do Metrô de Paris, localizada no 4.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação leva o nome de sua proximidade com rua Saint-Paul e a Igreja Saint-Paul-Saint-Louis. Tem como sub-título Le Marais, nome do bairro onde ela se localiza.

Durante a Primeira Guerra Mundial, na noite de 12 a 13 de abril de 1918, aviões alemães de tipo Gotha bombardearam os arredores da estação. Uma bomba de 300 kg causou dano na edícula Guimard da estação, situada no terreno separando a rue Saint-Antoine e a rue de Rivoli, o que levou à sua demolição em 1922, e a sua substituição por uma cobertura de ferro forjado[1].

Até 2007, as plataformas da estação foram equipadas com vitrines utilizadas tanto como espaços de publicidade pelos comerciantes do bairro, tanto como vitrines de exposição de temas variados para designers e criadores contemporâneos. Em 2009, a estação esteve em fase de renovação, e as vitrines foram removidas. As plataformas da estação foram elevadas no fim de semana de 4 e 5 de abril de 2009[2].

Saint-Paul é um dos dois nomes compartilhados por estações de Londres e Paris, junto com Temple. A estação St. Paul's do Metrô de Londres está na Central Line, entre as estações Bank e Chancery Lane.

Em 2011, 6 265 848 passageiros entraram nesta estação[3]. Ela viu entrar 6 515 486 passageiros em 2013, o que a coloca na 48ª posição das estações de metrô por sua frequência[4].

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A saída da estação se situa na pointe Rivoli, onde o rue Saint-Antoine se torna a rue de Rivoli.

Esta estação de metrô tem uma escada rolante somente na plataforma em direção a Château de Vincennes. Não há em outra direção. Na extremidade leste do espaço que leva à escada rolante, às vezes chamado "place Saint-Paul", se encontra uma entrada de ventilação formando um poço de luz que permite ver um pouco a luz do dia na extremidade oriental da estação.

O acesso é decorado com um raro candelabro Val d'Osne (não deve ser confundido com o candelabro Dervaux, muito mais amplo, mas menos decorado). É um mastro fabricado e fundido pelas fábricas do Val d'Osne. Eles apareceram em 1909, e foram instalados até 1923. O painel "METRO" é rodeado por um friso de ferro forjado, e encimada por um globo branco luminoso em opalina. A maioria dos mastros Val d'Osne agora desapareceu.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 67, 69, 76 e 96 da rede de ônibus RATP, bem como por uma linha de vocação turística OpenTour. À noite, é servida pelas linhas N11 e N16 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A estação serve o centro do bairro do Marais, e mais particularmente o Lycée Charlemagne e o Lycée Sophie-Germain, a rue des Rosiers (Pletzl), a rue Saint-Antoine, o início da rue de Rivoli. Ela está também próxima da Prefeitura do 4.º arrondissement e da Place des Vosges.

Galerias de fotografias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Frédéric Descouturelle; André Mignard; Michel Rodriguez; Anne-Marie Idrac (2003). Le métropolitain d'Hector Guimard. [S.l.]: Association des amis du Musée de l'École de Nancy, RATP, Somogy. 149 páginas. ISBN 2-85056-669-1  Parâmetro desconhecido |passagem= ignorado (ajuda).
  2. La station Saint-Paul fermée du 3 au 5 avril, Blogencommun.fr
  3. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  4. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Saint-Paul