Saltar para o conteúdo

Estação Victor Hugo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Victor Hugo
Estação Victor Hugo
A edícula Guimard da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metropolitano de Paris
Linha Linha 2
Código 1810
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 13 de dezembro de 1900
Próxima estação
Sentido Porte Dauphine
Sentido Nation
Victor Hugo

Victor Hugo é uma estação da linha 2 do Metrô de Paris, localizada no 16.º arrondissement de Paris.

Inaugurada em 13 de dezembro de 1900, esta estação foi reconstruída em 1931. A estação original, localizada diretamente sob a place Victor-Hugo, apresentava uma curvatura muito pronunciada por ser utilizada sem perigo com os novos trens da época. Foi então decidido de construir uma nova estação em alinhamento, a poucos metros de distância, unicamente na avenue Victor-Hugo ao noroeste da antiga localização.

A estação original, agora abandonada, continua bem visível para os passageiros dos trens que passam por ela. Também é possível de perceber depois da extremidade, próximo a Porte Dauphine, as plataformas da estação atual.

Seu nome é derivado da place Victor Hugo ou da avenue Victor Hugo, que ela serve.

Em 2011, 3 843 966 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 3 908 009 passageiros em 2013, o que a coloca na 131ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros

[editar | editar código-fonte]

A estação tem um acesso dotado de uma edícula Guimard na place Victor Hugo.

Victor Hugo é uma estação de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usado para a maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica branca biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são em faiança de cor de mel e o nome da estação é também em faiança. Os bancos são do estilo "Motte" de cor vermelha. A estação no entanto se distingue pela parte baixa de seus pés-direitos que é vertical e não elíptica.

Intermodalidade

[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 52 e 82 da rede de ônibus RATP.

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 29 de outubro de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Victor Hugo