Estação de Creil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação de Creil
Apresentação
Tipo
Fundação
Abertura
Proprietário
Localização
Localização
60100 Creil, Oise
 França
Altitude
30 m
Coordenadas
Mapa

A Estação de Creil é uma estação ferroviária francesa na linha de Paris-Nord a Lille, localizada na margem direita do Oise, no departamento de Oise, na região dos Altos da França. As suas instalações situam-se maioritariamente no território da comuna de Creil, estando a parte norte destas no território de Nogent-sur-Oise. O centro da cidade de Creil, na margem esquerda do rio, fica a cerca de um quilômetro a sudeste da estação.

Foi inaugurada em 1846 pela Compagnie des chemins de fer du Nord.

É uma estação da Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF), servida pelos trens TER Hauts-de-France. É também uma estação servida pelo transporte público ferroviário da Ilha de França, com a linha D do RER e a linha H do Transilien.

Situação ferroviária[editar | editar código-fonte]

Estabelecida a uma altitude de , a estação de entroncamento de Creil está localizada no ponto quilométrico (PK) 50.253: da linha de Paris-Nord a Lille, entre as estações de Chantilly - Gouvieux[1] e Laigneville[2]; da linha de Creil a Jeumont, antes da estação de Villers-Saint-Paul[3]; e da linha de Creil a Beauvais, antes da estação de Montataire[4].

É também o ponto culminante, no PK 67.329, da linha de Pierrelaye a Creil, após a estação de Saint-Leu-d'Esserent[5].

Intérieur de la gare, voies et quais.
O interior da estação em 2008.

História[editar | editar código-fonte]

A estação de Creil foi inaugurada em junho de 1846 pela Compagnie du Nord. De Paris-Nord, a linha seguuia em direção a Ermont e depois à estação de Épluches em Saint-Ouen-l'Aumône antes de se ramificar em direção a Creil subindo o vale do Oise.

La gare, vers 1900
A estação, por volta de 1900.

A linha direta de Saint-Denis para Creil via Survilliers - Fosses foi aberta em 10 de maio de 1859, depois de seis anos de estudo, quadruplicou para Survilliers - Fosses em 1907[6].

A linha de Creil a Jeumont abriu para Compiègne em 1847. Já a linha de Creil a Beauvais, foi inaugurada em 1857[7].

François Prosper Jacqmin num curso sobre o funcionamento dos caminhos-de-ferro feito na Escola Imperial de Pontes e Estradas em 1867, sublinha a dificuldade de apreciar a importância de uma estação. Tomando como exemplo o de Creil, ele indica que seu próprio tráfego é "muito fraco" mas que se trata no entanto de uma grande estação de bifurcação que exigiu por parte da Companhia de "despesas consideráveis", nomeadamente para as instalações destinadas a permitir o estacionamento e a garagem dos comboios sejam eles de passageiros ou de mercadorias, o revezamento das locomotivas e tudo o que contribua para o bom funcionamento da importância das infraestruturas e materiais mobilizados.[8]

Gare intérieure et grande verrière vers 1910
O dossel grande, por volta de 1910.

Em 1868, a estação de Creil, que servia uma pequena cidade de , era a nona parada de Paris, localizada a quilômetro da capital, a quilômetro de Chantilly e a de Compiègne. Tem buffet, mas os trens expressos param por no máximo três minutos.[9]. Já era uma estrela ferroviária, com cinco ramais servidos, por trens de Paris, da Alemanha via Saint-Quentin e Compiègne, da Bélgica via Douai e Valenciennes ou Lille e Roubaix, da Inglaterra via porto de Bolonha-sobre-o-Mar via Amiens ou o porto de Calais via Arras, e Beauvais[9] Em 1898, a estação tornou-se para a circulação de trens uma das mais importantes da Compagnie du Nord; a cidade foi grande beneficiada com essa contribuição, chegando a ter uma população de .

La gare en 1918
A estação em 1918, com a marquise ao fundo e um beiral adicionado à fachada do corpo principal do edifício.

No início dos anos 1900, o edifício de passageiros foi ampliado com um avanço do corpo central que envolveu a destruição da torre de publicidade com relógio.[10]. Ao mesmo tempo, uma grande cobertura de vidro protegia as plataformas da estação [10]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A estação possui um prédio de passageiros, com bilheterias, funcionando todos os dias. Está equipado com autómatos para a compra de títulos de transportes de linha principal e TER. Como uma estação Acesse mais », oferece instalações, equipamentos e serviços para pessoas com mobilidade reduzida.[11]

Duas passagens subterrâneas permitem o cruzamento dos trilhos e a passagem de uma plataforma para outra.

Ligação[editar | editar código-fonte]

Trem Z 20500 da linha RER D, aguardando uma missão ROVO para Corbeil-Essonnes via Ris-Orangis.

Creil é servida pelos trens da linha D do RER e pelos trens da linha H do Transilien (rede Paris-Nord). Ela é também servida pelos trens TER Hauts-de-France (ligações para ou de Paris, Clermont, Saint-Just-en-Chaussée, Breteuil-Embranchement, Amiens, Lille, Bolonha-sobre-o-Mar, Calais, Compiègne, Saint-Quentin, Cambrai, Beauvais e Abancourt).[11]

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

Ao seu redor foi criado um parque para bicicletas e vários parques de estacionamento.[11]

Uma estação rodoviária, localizada na Place Brobeil, composta por plataformas e abrigos de ônibus, fica a metro do edifício de passageiros.

Serviço de mercadorias[editar | editar código-fonte]

Esta estação está aberta ao serviço de carga[12], incluindo o serviço de vagões individuais.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. [[#CITEREF|]], p. 104
  2. [[#CITEREF|]], p. 105
  3. [[#CITEREF|]], p. 94
  4. [[#CITEREF|]], p. 119
  5. [[#CITEREF|]], p. 125
  6. Les Chemins de fer du Nord. [S.l.]: éd. Rimage. 1979 .
  7. François et Maguy Palau, Le rail en France - Tome I, 1852 - 1857, p. 199
  8. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Jacqmin1867-p89
  9. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Joanne1868pp319-320
  10. a b Site leparisien.fr Il y a un siècle : La gare de Creil, article du 25 juillet 2011 lire (consulté le 4 janvier 2012).
  11. a b c «Gare Creil». ter.sncf.com/hauts-de-france. Consultado em 13 de janeiro de 2021 .
  12. Site Fret SNCF : la gare de Creil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]