Estação dos Peares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação dos Peares
Estação dos Peares
Código 22005
Localização
Município A Peroxa

A estação dos Peares (em galego: Os Peares) é uma estação ferroviária situada no município espanhol da Peroxa na província de Ourense, comunidade autónoma de Galiza. Conta com serviços em "Media Distancia".

Situação ferroviária[editar | editar código-fonte]

A estação encontra-se no ponto quilométrico 28,2 da linha férrea de bítola ibérica que une a 137 metros de altitude, entre as estações de San Pedro do Sil e Barra de Miño.

A estação está localizada no quilômetro 28,2 da linha férrea de bitola ibérica que une a linha Monforte de Lemos com Redondela a 137 metros de altitude, entre as estações de San Pedro do Sil e Barra de Miño.[1] O trecho é de via única e está electrificado. Para aceder à estação, e em direcção a Ourense é necessário superar o viaducto dos Peares, uma ponte de ferro que permite superar o rio Sil no ponto no que se une com o rio Minho.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada o 1 de dezembro de 1884 com a aperta do trecho Monforte de Lemos-Ourense da linha que unia Vigo com Monforte de Lemos. Sua exploração inicial ficou a cargo da Companhia do Caminho-de-ferro de Medina a Samora e de Ourense a Vigo. Dita gestão manteve-se até 1928 quando foi absorvida pela Companhia Nacional dos Caminhos-de-ferro do Oeste da Espanha, companhia pública criada para gerir vários traçados, em general deficitarios, do oeste do país. Em 1941, a do Oeste foi uma das empresas que se integrou na recém criada RENFE.

Desde o 31 de dezembro de 2004 Renfe Operadora explode a linha enquanto ADIF é a titular das instalações ferroviárias.

A estação[editar | editar código-fonte]

O edifício para viajantes, de duas plantas e base retangular, foi restaurado pelo Inorde e a Deputação de Ourense em 2010 para reconvertê-la em sala do caminho-de-ferro que inclui uma exposição permantente sobre a historía dos comboios na província de Ourense e uma biblioteca relacionada com a mesma temática. Por sua vez os comboios que seguem parando na estação o fazem principalmente na via que dá acesso à plataforma lateral e central. Outra via mais cumpre funções de apartado e facilita o cruze de comboios neste traçado de via única.

Serviços ferroviários[editar | editar código-fonte]

Média Distância[editar | editar código-fonte]

Os comboios em Media Distancia de Renfe cobrem o trajecto Leão / Ponferrada - Vigo e têm uma frequência mínima de dois comboios diários.

Linha MD Comboios Origem/Destino Destino/Origem
6 Regional Exprés Leão Ponferrada


Vigo

Fotografias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Red ferroviaria española Arquivado em 27 de setembro de 2013, no Wayback Machine. Ministerio de Fomento

Ligações externas[editar | editar código-fonte]