Estados da Colômbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os Nove Estados Soberanos

Os Estados da Colômbia existiram em 27 de fevereiro de 1855, na República de Nova Granada e a Confederação Granadina, onde eles foram chamados de "estados federais". Nos Estados Unidos da Colômbia eles eram chamados de "estados soberanos" (embora eles não fossem de todo estados soberanos no sentido moderno da palavra).

Em 1886, a República da Colômbia aboliu os estados e dividiu o país em departamentos.

República de Nova Granada[editar | editar código-fonte]

A estrutura centralista que veio a ser na República de Nova Granada após o desmantelamento da Grã-Colômbia e que foi ratificada pela constituição de 1843, foi logo desafiada; particularmente as províncias de Azuero, Chiriquí, Panamá, e Veraguas, que estavam exigindo um status autônomo. A Constituição de 1853 abriu o caminho para que em 27 de fevereiro de 1855 o Estado Soberano do Panamá pudesse ser criado dentro da República de Nova Granada.

Logo outros seguiram o exemplo, o regionalismo era muito forte e, a fim de evitar um colapso como o da Grande Colômbia, com a Venezuela e o Equador, o Congresso permitiu a criação de outros estados federais:

A Lei de 15 de junho de 1857, criou os outros estados que iriam formar a Confederação Granadina:

A nação foi formada pela união destes Estados soberanos que foram confederados em perpetuidade para formar uma Nação Soberana, livre e independente sob o nome da “Confederação Granadina”.

Confederação Granadina[editar | editar código-fonte]

Em 1858, o novo distrito eleitoral, composto em sua maioria de conservadores, convocou e assinou a Constituição para a Confederação Granadina de 1858.,[4] confirmando Bogotá como sua capital federal.

Em 12 de julho de 1861, depois de levantar em armas contra o governo constitucional do presidente Mariano Ospina Rodríguez, o general Tomas Cipriano de Mosquera criou o Tolima (estado), esculpido de Estado Soberano de Cundinamarca. Isto foi confirmado e legalizado pelos demais estados da União Colombiana, por meio do Artigo 41 do Pacto da União em 20 de setembro de 1861, reafirmando a legalidade do institucionalismo de Tolima[5]

Estados Unidos da Colômbia (1863-1886)[editar | editar código-fonte]

Divisões políticas dos Estados Unidos da Colômbia em 1864.

Os Estados Unidos da Colômbia foi dividido em nove estados federais, chamados "estados soberanos" sob a constituição de 1863. A divisão territorial interna dos estados foi definida pela legislatura de cada estado. Os estados foram os seguintes:[6]

Estados dos Estados Unidos da Colômbia
Estado Capital Subdivisão
Antioquia Medellín Departamentos
Bolívar Cartagena das Índias Províncias
Boyacá Tunja Departamentos
Cauca Popayán Municípios
Cundinamarca Bogotá Departamentos
Magdalena Santa Marta Departamentos
Panamá Panamá Departamentos
Santander Pamplona, Bucaramanga, El Socorro Departamentos
Tolima Purificación, Neiva, Natagaima, Guamo, Ibagué Departamentos

As capitais de Santander e Tolima mudaram várias vezes.

República da Colômbia[editar | editar código-fonte]

A Constituição colombiana de 1886 converteu os estados em departamentos, os presidentes foram renomeados como governadores.[7]

Referências

  1. «Law of the Creation of the State of Antioquía». Cervantes Virtual. Consultado em 16 de fevereiro de 2015 
  2. «Ley de creación del Estado de Santander (1857) - Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes». Cervantesvirtual.com. Consultado em 16 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 
  3. [1] Arquivado em 2007-12-23 no Wayback Machine
  4. «Constitución para la Confederación Granadina de 1858». Cervantesvirtual.com. Consultado em 16 de fevereiro de 2015 
  5. [2] [ligação inativa]
  6. Pérez, Felipe (1883). «Geografía general física y política de los Estados Unidos de Colombia» Imprenta de Echeverría Hermanos ed. ISBN 9781144424846  (em castelhano)
  7. «Constitución de Colombia de 1886». Es.wikisource.org. Consultado em 16 de fevereiro de 2015