Estamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Estamina [1] é o vigor ou a capacidade de resistência (que pode ser física ou mental ou mesmo ambas) do ser humano ou outro animal. É a capacidade para os seres humanos e animais para exercer-se através do exercício aeróbico ou exercício anaeróbico por períodos relativamente longos de tempo. A definição de tempo varia de acordo com o tipo de esforço - minutos para exercícios anaeróbicos de alta intensidade, horas ou dias para os de baixa intensidade. Treinamento de resistência pode ter um impacto negativo na capacidade de exercer força física, a menos que um indivíduo comprometa o treinamento de resistência para neutralizar esse efeito.[2]

Exercícios de resistência ou treinos de resistência[editar | editar código-fonte]

A estamina pode ser medida com base na na prática de exercício de baixa a média intensidade por longos períodos de tempo. Por ex.: Corrida por vários quilômetros ou centenas de; em ciclismo, pedalar até uma dúzia ou milhares de quilômetros; em natação, nadar centenas de metros ou uma dúzia de quilômetros.

Resistência física é diferenciada de outras formas de estresse físico em que a fadiga em exercício de resistência dos músculos e sistema cardiovascular, não force o esforço até ao fim. A necessidade de sono, o acúmulo de substâncias químicas não resíduos recicláveis, o esgotamento das reservas de energia conversível e outros produtos químicos necessários (por exemplo, água, sódio), lesão corporal, a falha psicológica ou alcance da meta vai trazer o esforço para atingir um fim.

Esporte equestre[editar | editar código-fonte]

No hipismo, há uma modalidade baseada na resistência dos cavalos, que se refere a corridas de longa distância (geralmente 100 milhas). Corridas de resistência (endurance) fizeram parte da história militar e também têm um lugar na história do Oeste americano. O Tevis Cup é uma famosa corrida do oriente para o lado oeste da Sierra Nevada.

É um esporte internacional e está sujeita a nível internacional pela Federação Equestre Internacional (FEI).

O Shahzada é um evento com Australian National Riders Viajando de todo o País para competir, é uma viagem de 400 milhas constituído por 160 km (ou 100 milhas) por dia durante quatro dias.

Auto Racing[editar | editar código-fonte]

No automobilismo, a resistência refere-se a corridas de curta distância, muitas vezes leages ou mais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Borba, Francisco da Silva. Dicionário UNESP do português contemporâneo (em pt). [S.l.]: UNESP. ISBN 9788571395763
  2. Hickson, R.C. (1980). Interference of strength development by simultaneously training for strength and endurance. European Journal of Applied Physiology and Occupational Physiology. Springer Verlag. pp. 255–263. Consultado em 7 de maio de 2007