Estação Invalides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Invalides
Estação Invalides
Portas de plataforma KABA, em testes em 2006 na linha 13, com um trem MF 77 na plataforma.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 8 e 13
Código 1009
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 4
Informações históricas
Inauguração 24 de dezembro de 1913
, , 30 de dezembro de 1923
Localização
Localização Esplanade des Invalides x Rue de Constantine x Rue de l'Université
Próxima estação
Sentido Balard
Sentido Pointe Du Lac
Invalides
Sentido Asnières/Saint-Denis
Sentido Châtillon - Montrouge
Invalides

Invalides é uma estação das linhas 8 e 13 do Metrô de Paris. A estação localiza-se no 7.º arrondissement de Paris - Palais-Bourbon e está próximo do Hôtel des Invalides que lhe deu o nome. A estação possui acesso à estação de Invalides da Linha C do RER.

História[editar | editar código-fonte]

A estação de metrô foi inaugurada em 13 de julho de 1913 como parte da Linha 8 entre Beaugrenelle (atualmente Charles Michels na linha 10) e Opéra. A estação da Linha 13 foi aberta em 20 de dezembro de 1923 como parte da linha 10 entre Invalides e Croix Rouge (uma estação a leste de Sèvres-Babylone, que foi encerrada durante a Segunda Guerra Mundial). Em 27 de julho de 1937, a secção da Linha 10 entre Invalides e Duroc tornou-se na primeira secção da antiga Linha 14, à qual foi ligada através de um túnel sob o Rio Sena. Mais tarde seria incorporada na Linha 13 em 9 de Novembro de 1976.

Plataformas da linha 8

A estação fica perto do Hotel des Invalides, do qual leva o seu nome: ela se encontra exatamente sob a Esplanade des Invalides, ao nível da rue de l'Université. Ao norte da entrada da estação se encontra a estação de Invalides, na linha C do RER com quem ela garante correspondência, e a estação aeroportuária da Air France. Ela foi o local de experimentação do TRAX (esteira rolante acelerada).

Em 2011, 6 931 062 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 7 283 347 passageiros em 2013, o que a coloca na 36ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

Entrada para a estação com um ônibus da linha Castor esperando para partir para a Gare d'Austerlitz.

A estação tem um único acesso dando para a parte oriental da esplanade des Invalides próximo do cruzamento da rue de Constantine e da rue de l'Université.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

A estação da linha 8 é de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. Uma parte da plataforma em direção a Balard não é acessível ao público ("plataforma morta"). Na linha 13, a disposição das plataformas tem a forma de duas semi-estações: em direção a Châtillon - Montrouge, uma plataforma central é enquadrada por duas vias, uma das quais serve como garagem de forma excepcional; em direção a Asnières - Gennevilliers ou Saint-Denis, uma única plataforma é servida por uma via. Estas duas semi-estações são decoradas em estilo "Andreu-Motte".

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 28, 63, 69, 83 e 93 da rede de ônibus RATP mais a linha de vocação turística OpenTour. Além disso, à noite, ela é servida pelas linhas N01 e N02 da rede de ônibus Noctilien.

Estação da Linha 13 antes da instalação de portas de plataforma automáticas

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pierre Miquel (1993). Petite histoire des stations de métro. [S.l.]: éditions Albin Michel. ISBN 2-226-06671-3 
  • Jean Tricoire (2004). Un siècle de métro en 14 lignes. De Bienvenüe à Météor. [S.l.]: Éditions La Vie du Rail. ISBN 2-915034-32-X 

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 21 de junho de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Invalides