Estação Mairie des Lilas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mairie des Lilas
Estação Mairie des Lilas
Visão geral das plataformas com, tudo ao fundo, o pátio de manutenção da linha.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 11
Código 23-03
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 17 de fevereiro de 1937
Localização
Localização Place du Colonel-Fabien
Próxima estação
Sentido Châtelet
Sentido Mairie des Lilas
-
Mairie des Lilas

Mairie des Lilas é uma estação da linha 11 do Metrô de Paris, localizada na comuna de Les Lilas.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 1937.

A comuna de Les Lilas provem do desmembramento da de Romainville em 1868. Sua pequena prefeitura é muito menos famosa do que seu poinçonneur imortalizado pela canção de Serge Gainsbourg Le Poinçonneur des Lilas.

Em 2011, 4 602 681 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 4 647 162 passageiros em 2015, o que a coloca na 98ª posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Entrada do metrô.

A estação tem dois acessos que levam à place du Colonel-Fabien.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Mairie des Lilas é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usado pela maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metro da década de 2000, e as telhas brancas chanfradas recobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel e o nome da estação também é em faiança. Os assentos são do estilo "Motte" de cor verde e estão presentes em números pequenos e na plataforma com destino para Châtelet unicamente. A estação se distingue pela parte inferior de seus pés-direitos que é vertical e não elíptica. Os acessos estão localizados na extremidade oeste.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 105, 129 e pelo serviço urbano TillBus da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N12 e N23 da rede Noctilien.

Projetos[editar | editar código-fonte]

No âmbito do projeto de extensão da linha 11, é previsto para criar uma única saída suplementar ligando a extremidade leste das plataformas para o boulevard de la Liberté pelas escadas.[3]

É previsto para tornar a estação acessível às pessoas com mobilidade reduzida. Dois elevadores serão instalados na place du Colonel-Fabien e ligados ao acesso principal, e depois dois elevadores ligarão as plataformas.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Les Lilas expõe desde 1922 a pintura "La République", de Jean-Léon Gérôme, cedido pela Cidade de Paris. Esta pintura esteve exposta no Museu de Orsay durante a retrospectiva de 2010 dedicada a este artista.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 29 de outubro de 2013.
  2. Tráfego anual de entradas por estação da rede férrea 2015, no open data RATP (consultado em 29 de maio de 2016).
  3. En parallèle du prolongement, la ligne existante évolue et se modernise, em prolongementligne11est.fr, consultado em 5 de dezembro de 2017.
  4. Le tableau de la mairie des lilas au musée d'Orsay, Le Parisien, edição de Seine-Saint-Denis, 7 de outubro de 2010
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Mairie des Lilas