Estelar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estelar
Estelar.jpg

Arte de Michael Turner
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição DC Comics Presents #26 (Outubro de 1980)
Criado por Marv Wolfman
George Pérez
Características do personagem
Alter ego Koriand'r
Espécie Tamaraneana
Terra natal Tamaran
Afiliações Novos Titãs
Renegados e Os Fora da Lei
Parentesco Komand'r (irmã mais velha), Ryand'r (irmão mais novo), Myand'r (pai - morto) e Luand'r (mãe - morta)
Situação presente Ativa
Habilidades Força sobre-humana, durabilidade sobre-humana, projeção de energia, voo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Estelar (Starfire, no original) é uma personagem da série de Quadrinhos da editora DC Comics e da série de TV Teen Titans. Estelar foi uma das três personagens criadas Marv Wolfman e George Pérez exclusivamente para a estreia dos Novos Titãs. Os outros foram Ravena e Cyborg.

A personagem nos quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A princesa Koryand'r nasceu no planeta Tamaran, um mundo governado pelas emoções. Treinada em combates corpo a corpo pelos mestres guerreiros de Okaara, Koryand'r foi entregue a raça conhecida como Cidadela pela irmã como escrava em troca da não invasão do planeta Tamaran. Passando de mão em mão, finalmente a princesa conseguiu fugir em uma nave, mas logo estava sendo perseguida por caças da Cidadela. Sua nave entrou na órbita da Terra, onde foi recapturada. Porém, graças a intervenção de Robin e dos Jovens Titãs, foi novamente liberta. Após uma grande batalha, os guerreiros da Cidadela que não foram destruídos fugiram. Koryand'r ficou na Terra e passou a fazer parte dos Jovens Titãs, com o nome de Estelar. Desde a primeira vez que viu Dick Grayson (na época Robin) Koryand'r se apaixonou perdidamente por ele. Porém Dick demorou a corresponder a esse amor e a decepcionou várias vezes.

Estelar era extremamente gentil e inocente, mas quando ameaçada reagia violentamente, com uma fúria que precisava ser contida por Dick. Tem a pele dourada e os olhos verdes, como todos os tamaranianos. Ela é alta e seu traje em tons de roxo e violeta deixa grande parte de seu corpo à mostra.

Antes do evento chamado Crise Infinita, Estelar estava atuando nos Renegados.

Atualmente Estelar atua na equipe dos Fora da Lei ao lado de Arsenal e Capuz Vermelho.

Família[editar | editar código-fonte]

Ela possui uma irmã, chamada Komand'r, que a odeia desde que eram crianças. Ao contrário de Koriander, Komander não tem a capacidade de voar, mas como também serviu de cobaia para os Psions, ela converte energia solar em Starbolts.

Ryand'r é outro irmão de Estelar e é o mais novo da família real. Ele faz parte dos Omega Men e possui todos os poderes da irmã, inclusive disparar Starbolts pelas mãos. Na equipe, ele adotou o nome de Darkfire. Diferente de Komand'r, ele tinha um afeto muito grande por Koriand'r.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Jovens Titãs[editar | editar código-fonte]

O desenho animado Jovens Titãs (Teen Titans) é uma versão juvenil dos Novos Titãs dos quadrinhos. Todos os personagens aparecem em versões pré-adolescentes, com exceção de Moça-Maravilha (Kid Flash faz algumas participações). Nesse desenho, Estelar continua sendo uma alienígena do planeta Tamaran, com as mesmas características físicas de sua versão adulta no quadrinhos. Sua personalidade é igual à original, alternando momentos de extrema meiguice (com os amigos) com os de grande ferocidade (com os inimigos). Ela é mais ingênua que a original, cometendo muito mais gafes e gerando muito mais situações cômicas (de acordo com o tom do desenho). Sua aparência continua a mesma Tirando seus cabelos que no original são marrons mais continua com sua pele dourada olhos verdes esmeraldas. No desenho animado, os poderes de Estelar são verdes, diferente do original em que são amarelos. Sua irmã, Komand'r (traduzida como Estrela Negra), também aparece, mas com um relacionamento menos brutal que a versão dos quadrinhos.

Os Jovens Titãs em Ação[editar | editar código-fonte]

Estelar retorna na série animada de 2013 com Hynden Walch reprisando seu papel. No entanto, ao contrário de sua encarnação anterior da série de 2003, Robin é mostrado tendo um amor platônico por ela. Nesta série, Estelar não retribui os sentimentos dele, chamando-o de "amigo" ou "irmão". Em O Encontro, ela vai a um encontro romântico com Ricardito, uma referência ao seu romance com Roy em Capuz Vermelho e os Fora da Lei. Nesta versão, Estelar é mostrada ficando irritada com mais frequência. Sua raiva e fúria liberam uma enorme quantidade de explosões verdes brilhantes excepcionalmente fortes e destrutivas de energia chamadas "starbolts" que causam bastante dano e dor para seus inimigos.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Estelar é uma das protagonistas do filme dos Jovens Titãs, Teen Titans: Trouble in Tokyo, com Hynden Walch reprisando seu papel anterior da série animada. No filme, há um foco maior no relacionamento de Robin e Estelar, terminando com os dois compartilhando um beijo romântico após Brushogun ser derrotado.
  • Estelar aparece em Superman/Batman Inimigos Públicos, como parte da força de super-heróis que trabalham para Lex Luthor. Embora Jennifer Hale receba crédito de voz, Estelar tem participação mínima, e a única coisa que ela "diz" durante o filme são os efeitos vocais de sua luta com Superman. Seu visual no filme é muito parecido com o dos quadrinhos.

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

  • Estelar possui seu próprio homólogo de LEGO da coleção de Lego Batman

Jogos de Vídeo[editar | editar código-fonte]

  • Estelar é um personagem jogável em Lego Batman 3: Beyond Gotham

Os Novos 52 (2011-presente)[editar | editar código-fonte]

Após os eventos do Flashpoint, todo o Universo DC foi reiniciado, fazendo com que Estelar se tornasse parte da equipe de anti-heróis Os fora-da-lei, juntamente com Jason Todd (Capuz Vermelho) e Roy Harper (Arsenal). Ela é a força motriz da equipe, mas parece ter problemas de memória. Ela está atualmente em um relacionamento com Roy Harper e acaba de ajudar a libertar seu planeta natal Tamaran e sua irmã Komand'r das forças alienígenas do Blight.

Origens (Os Novos 52)[editar | editar código-fonte]

Koriand'r e Komand'r são as únicas princesas de Tamaran e sempre se amaram muito. Um dia, o planeta é atacado e todo o Conselho de Tamaran (incluindo o rei e a rainha) são mortos. Os invasores acabam por ser a Cidadela, que forma uma aliança com a raça de cientistas conhecidos como Psions. Intrigados pelo potencial genético de Kori, os Psions fazem experiencias na criança. Aos 14 anos, Komand'r é coroada rainha de Tamaran e em troca da paz entrega a própria como escrava.

Já presa, Kori ataca um dos soldados da Cidadela e o mata usando os poderes que acaba de descobrir. Querendo mais uma demonstração de seus estranhos poderes, os Psions repetem todas as antigas torturas em Kori, porém ela não se manifesta. Seus dominadores passam a droga-la com uma forte substância que faz com que seus poderes diminuam cada vez mais até desaparecerem.

A jovem acaba indo parar na nave negreira S.S. Estelar, onde conhece Orn, um albino da Cidadela que foi vendido como escravo após trair seus mestres. Ele rouba comida e dá para a princesa, que percebe que ele tem um bom coração. Em pouco tempo, Kori se junta a Orn e seu amigo Depalo e passa a treinar artes de guerra. Ela se torna especialista em combate, luta com espadas e uma estrategista excelente. Com a ajuda de seus novos amigos e aliados secretos, Kori se torna capaz de anular o vício da droga que seus dominadores usaram para torná-la dócil. Ao pular de um penhasco, a garota descobre que é capaz de voar e finalmente abraça seus poderes.

Koriand'r mata o comandante da nave negreira e com a ajuda de sua nova equipe, toma o comando. Assim, ela se torna livre e passa a ser uma das comandantes mais temidas da galáxia, respondendo pelo nome "Estelar".

Em Breve (2015)[editar | editar código-fonte]

Estelar irá receber uma história em quadrinhos solo em 2015, logo após os eventos da Convergência. A série será escrita por Jimmy Palmiotti e Amanda Conner com arte de Emanuela Lupacchino.

Ver também[editar | editar código-fonte]