Estereótipo UML

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os estereótipos são um dos três mecanismos de extensibilidade da lmu. Eles dão mais poder à UML, permitindo classificar elementos "com algo em comum". Por exemplo, ao modelar uma rede pode ser necessário ter símbolos para representar roteadores e hubs. Ao fazer isso você estará estereotipando um elemento, visto que todos os hubs terão o mesmo simbolo.

Graficamente, um estereótipo é representado por um nome entre << >> (dois sinais de menor e dois sinas de maior). Esse símbolo geralmente vem após o elemento que esta sendo estereotipado. Por exemplo, em um diagrama de classes estereótipos podem ser utilizados para classificar o comportamento dos métodos, tais como <<construtor>> e <<getter>>.

Estereótipos permitem adaptar ou personalizar modelos com construções específicas para um domínio, plataforma ou método de desenvolvimento particular.É um mecanismo de extensão que dá mais poder e flexibilidade à UML.

Podemos ter estereótipos de dois tipos: predefinidos pela linguagem ou definidos pela equipe de desenvolvimento. Estereótipos predefinidos já vêm nativamente na linguagem (Ex: <<Document>>, <<Control>>, <<Ententy>>). No entanto, a equipe de desenvolvimento pode criar seus próprios estereótipos. Basta colocar o nome do elemento delimitado pelos símbolos << vai aqui >>. Além disso, os estereótipos podem ser definidos textualmente ou graficamente.


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.