Isomeria espacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estereoisómeros)

Na isomeria espacial ou estereoisomerismo[1] os isômeros espaciais possuem a mesma fórmula molecular e também a mesma fórmula estrutural plana, diferenciando apenas nas fórmulas estruturais espaciais.[2]

Duas substâncias relacionadas através de uma isomeria espacial são chamadas de estereoisómeros (português europeu) ou estereoisômeros (português brasileiro).

Os isômeros espaciais podem ser divididos em geométricos e ópticos.

Isomeria geométrica[editar | editar código-fonte]

Isomeria cis-trans
Ver artigo principal: Isomeria geométrica

Na isomeria geométrica (cis-trans ou Z-E) os isômeros são compostos que possuem a distribuição espacial diferente. Este tipo de isomeria ocorre caso existam ligações duplas ou cadeia fechada ou se os ligantes estiverem ligados a carbonos iguais Os isômeros podem ser classificados como cis (Z) ou trans (E).

Cis (Z) - quando os ligantes de maior massa situam-se do mesmo lado da molécula.

Trans (E) - quando os ligantes de maior massa não se situam do mesmo lado da molécula.

Isomeria óptica[editar | editar código-fonte]

Na isomeria óptica os isômeros são compostos assimétricos (quirais) que, apesar de possuírem propriedades físicas e químicas semelhantes (como pontos de fusão e ebulição), apresentam efeito fisiológico distinto e desviam diferentemente a luz polarizada. Há três maneiras de uma molécula ser assimétrica: possuindo carbono assimétrico (por definição, é o átomo de carbono que possui 4 ligantes diferentes e que também pode receber o nome de carbono quiral), possuindo um anel assimétrico ou sendo um derivado especial do propadieno. Entretanto, o caso mais comum é o que apresenta carbono assimétrico. Os isômeros ópticos podem ser separados em dois grupos, os levogiros e os dextrogiros. Uma substância opticamente ativa (ou com atividade óptica) é um estereoisómero capaz de mudar o plano da polarização da luz. Estas substâncias podem ser divididas segundo a direção da rotação que provocam na luz polarizada.

Levogiros ("l" ou "-") são os isômeros que desviam a luz polarizada para a esquerda.

Dextrogiros ("d" ou "+") são os isômeros que desviam a luz polarizada para a direita.

À mistura equimolar dos isômeros dextrogiro e levogiro, dá-se o nome de mistura racêmica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IUPAC, Compêndio de Terminologia Química, 2ª ed. ("Gold Book"). Compilado por A. D. McNaught e A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Versão online: "stereoisomerism"  (2006–) criado por M. Nic, J. Jirat, B. Kosata; atualizações compiladas por A. Jenkins. ISBN 0-9678550-9-8.
  2. Columbia Encyclopedia. "Stereoisomers" in Encyclopedia.com, n.l., 2005, Link
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

'