Estirpe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: strain redireciona para este artigo. Para o filme de horror, veja The Strain.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Estirpe ou cepa (em inglês: strain), em biologia e genética, refere-se a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas.[1] Quando uma espécie sofre mutações significativas ou conforme novas gerações se adaptam a novas condições ambientais, os descendentes podem ter formado uma nova estirpe. Por exemplo, o H1N1 é uma estirpe ou cepa do vírus da gripe que ficou famosa por causar sintomas mais fortes.

O termo 'cepa' se aplica igualmente a uma linhagem de microrganismos (vírus ou bactérias) produzida em laboratório (pode-se dizer que são clones) com a finalidade de estudos.

O termo é muito usado em botânica para se referir a variações de uma mesma espécie de plantas. O mesmo vale para o gado. Novas estirpes são criadas constantemente para aprimorar a produção agropecuária.

Em roedores[editar | editar código-fonte]

Quando se diz que um grupo de ratos ou camundongos são da mesma estirpe ou cepa, isto significa que têm a mesma origem genética. Grupos de mesma estirpe são muito utilizados em experimentos de laboratório. Linhagens de camundongos podem ser puras, com mutações ou geneticamente modificados, de acordo com as necessidades do experimento.

Referências

  1. Usher, George (1996), The Wordsworth Dictionary of Botany, Ware, Hertfordshire: Wordsworth Reference, pp. 361, ISBN 1853263745

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • David Pereira Neves, Alan Lane de Melo, Odair Genaro, Pedro Marcos Linardi (2004). Parasitologia Humana 10ª ed. (São Paulo: Editora Atheneu). ISBN 857379243-4. 
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Estirpe.
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.