Estreito de Badung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde fevereiro de 2019). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Estreito de Badung
Selat Badung
estreito
Costa de Nusa Penida no estreito de Badung
País Indonésia
Oceano Índico
Localização Pequenas Ilhas da Sonda, entre o Bali e Nusa Penida
Estreito de Badung está localizado em: Bali
Estreito de Badung
Localização do estreito de Badung relativamente a Bali
Coordenadas 8° 35' S 115° 29' E

O estreito de Badung (em indonésio: Selat Badung), situado nas Pequenas Ilhas da Sonda, no lado sudeste da ilha do Bali, Indonésia, separa o Bali das ilhas de Nusa Penida e Nusa Lembongan. Liga o oceano Índico (a sul e sudoeste) com o estreito de Lombok (a leste) e tem cerca de 60 km de comprimento e 20 km de largura (12 km na parte mais estreita, a norte de Nusa Lembongan).

O estreito é de grande importância para a navegação e em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, foi o local da batalha do estreito de Badung, entre os Aliados e a Marinha Imperial Japonesa. O estreito deu o nome ao porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos USS Badoeng Strait (1945–1972).

Nas costas do estreito há várias estâncias turísticas, algumas delas famosas internacionalmente, nomeadamente, no Bali, Nusa Dua, Tanjung Benoa e Sanur.

Notas[editar | editar código-fonte]

Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Badung Strait» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão) e «Бадунг (пролив)» na Wikipédia em russo (acessado nesta versão).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Oceanografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.