Estreito de Cabot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O estreito de Cabot, a norte da ilha Cape Breton, Nova Escócia, Canadá

O estreito de Cabot (em francês: détroit de Cabot; em inglês: Cabot strait) é um estreito no nordeste do Canadá com cerca de 110 km de largura entre o cabo Ray, Terra Nova e o Cabo North, na Ilha Cape Breton. É a mais larga das três saídas do golfo de São Lourenço para o oceano Atlântico, sendo as outras o estreito de Belle Isle e o estreito de Canso. Recebeu o seu nome em homenagem ao explorador genovês Giovanni Caboto.

A batimetria do estreito não é uniforme, com o canal Laurentian a criar uma funda via pelo centro, enquanto as águas costeiras são muito pouco profundas. Estas condições batimétricas são conhecidas pelos marinheiros desde há séculos e propiciam a ocorrência de vagalhões perigosos. Em 1929 a zona foi varrida por um tsunami que devastou as localidades ao longo da costa sul da Terra Nova e partes da ilha Cape Breton.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.